segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Parlamentares mirins tomam posse na ALPB para mais um ano de mandato

A Assembleia Legislativa da Paraíba vai dar posse aos 36 deputados que compõe o Parlamento Mirim, no próximo dia 30. Os nomes das crianças escolhidas foram publicados no Diário do Poder Legislativo (DPL) da terça-feira (7). Este ano, a comissão formada pelos 36 estudantes tem dois terços da bancada formada por mulheres. São 24 meninas e apenas 12 meninos, que são alunos da rede pública e privada do Estado.

No período que antecede a cerimônia de posse, os estudantes vão passar por um treinamento realizado pela coordenação geral do parlamento mirim, no dia 24. O momento tem o objetivo de orientar como será o ritual do evento, que sempre segue os mesmos trâmites em que ocorrem as cerimônias da Assembleia Legislativa.

 Após a posse dos deputados mirins será feita a escolha da Mesa Diretora do parlamento, que é composta pelo presidente; vice-presidente; primeiro secretário; segundo secretário; terceiro secretário e quarto secretário. Todos os cargos são escolhidos da mesma forma como acontece no Poder Legislativo Estadual.

 A coordenação, formada por 13 servidores da Casa e que auxilia o mandato das crianças, vai realizar reuniões periódicas para definir as atividades que serão exercidas durante este ano. De acordo com o secretário legislativo e coordenador geral do Parlamento Mirim, Félix de Sousa Araújo Sobrinho, os estudantes se dedicam aos diversos compromissos, que são realizados na ALPB e nas comunidades em que residem.


“Durante o tempo em que atuam na Assembleia, os deputados mirins exercem uma série de atividades, como por exemplo, a semana do parlamento mirim, que acontece em outubro para homenagear a semana da criança; eles também visitam o Memorial da AL com o intuito de obter explicações sobre a história e o dia a dia do Poder Legislativo; além da participação em eventos culturais”, destacou Félix.

Outro ponto importante e destacado pela coordenadoria, é que as crianças apresentam requerimentos e propostas abordando temas da comunidade onde vivem e que muitas vezes são aproveitados pelos deputados da Casa de Epitácio Pessoa.


O parlamento mirim tem como objetivo oferecer aos estudantes a possibilidade de conhecer como funciona a Casa Legislativa, de aprender o que é o parlamento, saber como são feitas as Leis e vivenciar a rotina dos parlamentares que compõem a ALPB, ou seja, vivenciar o processo democrático através da participação. O mandato tem duração de um ano, sendo este o quarto ano desde sua criação.

 Geralmente, os candidatos escolhidos são alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo que 80% das vagas são destinadas a alunos da rede pública de ensino e 20% a estudantes da rede privada, totalizando 12 escolas participantes. Os deputados são eleitos por partidos que formam a bancada.

O Parlamento Mirim foi criado através do Projeto de Resolução nº 25/99, que, após ser aprovado em plenário, foi transformado na Resolução nº 646/99. Por essa razão, a tem força de lei.


Confira os nomes dos candidatos por partido:


Partido da Educação: Gecilene da Silva Xavier, Larissa Soares Dantas, Yan Augusto B.Bernado, Jociele Karolina S. Barbosa, Wendell de Oliveira Medeiros, Michael C. Ferreira Batista, Denilson Vitor Ferreira, Adriel Cardoso P. dos Santos e Bianca Lira Cordeiro Tavares.


Partido da Juventude: Fernanda Gonçalves de Freitas, Jussara Silva Ribeiro, Clara Larissa C. Barbosa, Diara P. Guimarães, Glauciane Lourenço da Silva e Grace Kethilly dos Santos.

Partido dos Direitos Humanos: Bruno Diego S. Fernandes, Ercilia Rodrigues dos Santos, João Victor C. Sales, Janecleide Regis de Oliveira, Rayssa Carla F. Nascimento e Laísa Patrícia F. Moreira.

Partido dos Esportes: Altamir Marconi da S. Filho, Jeanderson dos S. Silva e Elton José Solva de Araújo.

Partido da Segurança Pública: Jaqueline Marcolino de Araújo, Vanessa Valetim Trajano e Larissa Marinho da Nóbrega.

Partido da Saúde: Maria Isabelly da S. Trindade, Yana Marta R. de Queiroz e Sthefany Alves da Silva.


Partido da Natureza: Thaise Marques de Lima, Elielton Costa da Silva e Maria Carolina A. e Pontes.

Partido do Consumidor: Kathly Keyth de B. Andrade e Ricardo de Lima Silva.

Partido da Cultura: Eliza da Costa Rabay
Coordenadoria do Parlamento Mirim
Félix de Sousa Araújo Sobrinho, Coordenador Geral; Sônia Maria Marques de Aguiar, Coordenadora geral Adjunta; Orlando José Bonfim Filho e Cida Lobo, Coordenadoria Institucional; Francisco de Assis Araújo e Paulo Rogério de Oliveira, Coordenadoria de Atividade Legislativa; Maria Helena Toscano Moura de Caldas Barros e Maria de Fátima Luna Lisboa, Coordenadoria de Educação; Maria Betânia Vasconcelos e Samara Longo Fernandes, Coordenadoria de Cultura; Cândida Maria Araújo da Silveira, João Batista de Luna e Petrucci Augusto Melo do Nascimento, Coordenadoria do Processo Eleitoral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário