quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vereador defende Intérprete de Libras no Detran-PB

O vereador Zezinho Botafogo (PSB), vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), aprovou requerimento solicitando ao Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Paraíba que inclua na estrutura funcional do órgão Tradutor/Intérprete de Libras, para atender as demandas das pessoas surdas na sede atual, localizada no bairro de Mangabeira VII.

Segundo o parlamentar, entidades representativas dos surdos reclamam das dificuldades de comunicação encontradas no órgão, por não ter um tradutor de libras, profissional extremamente importante para estas pessoas. “Estamos recorrendo ao Detran para que a direção possa se sensibilizar e possibilitar o atendimento a esta parcela significativa da sociedade, que merece respeito”, disse o vereador.

 
Sobre a Libras

A Lei nº 10.426, de 24 de abril de 2003, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, reconhecendo-a como meio legal de comunicação e expressão. Na forma da lei, a Libras é um instrumento de comunicação lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria. Constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundo de comunidades de pessoas surdas do Brasil. O advento dessa lei foi um grande passo para integrar, de forma definitiva, as pessoas portadoras de deficiência auditiva à cidadania plena, objetivo maior de nossa república para com todos os indivíduos que dela são parte.

A Libras, como qualquer outra língua, possui todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos. Trata-se de uma língua viva e autônoma, reconhecida pela comunidade científica como instrumental lingüístico de poder e força. De todos esses aspectos decorre a importância do intérprete de Libras, que faz a ponte de comunicação entre os surdos e ouvintes. A difusão e o uso correto da Libras depende muito desse profissional. Sua presença e atuação no mercado de trabalho devem ser incentivadas por todos os meios possíveis, em razão do elevado interesse público em torno dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário