sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Governo vai instalar duas novas unidades de polícia solidária em João Pessoa


João Pessoa vai ganhar duas novas unidades de Polícia Solidária (UPS) que devem beneficiar mais de 40 mil moradores. O bairro do Roger e a comunidade Jardim Planalto, em Oitizeiro, serão os próximos locais contemplados com o modelo de polícia mais próxima do cidadão.



O anúncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho, que tem reiterado o compromisso com a segurança pública, uma prioridade da atual gestão. Em 18 meses foram instaladas UPSs nos bairros de Mandacaru, Alto do Mateus, São José, Bairro dos Novaes e Cristo.



Segundo dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, nos locais onde foram instaladas UPSs houve uma redução média de 17% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), de janeiro a julho de 2012, em relação ao mesmo período no ano passado. São classificados como CVLI os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.



Redução da criminalidade – Os melhores resultados foram observados nos bairros São José, com uma queda de 59% no número de CVLI; e Alto do Mateus, com redução de 50%. No São José, foram registradas 27 mortes no primeiro semestre de 2011, contra 11 no mesmo período de 2012, enquanto que no Alto do Mateus foram 10 mortes em 2011 e cinco em 2012, no citado período.



Os números positivos são atestados pelos próprios moradores, que afirmam viver com mais segurança. A comerciante do bairro Alto do Mateus, Neide Quirino, relata que após a instalação da UPS o número de assaltos diminuiu. “Trabalho e moro no bairro há mais de 10 anos e a gente não tinha sossego, pois os assaltos eram constantes. Agora, os policiais estão mais presentes e a gente trabalha com mais tranquilidade, pois em qualquer situação é só chamar”, afirmou.



Para o secretário de Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, além de buscar uma maior aproximação com a comunidade, os policiais que atuam nas UPSs trabalham em busca de resultados. “Apostamos numa polícia solidária, amiga e parceira da população, mas que acima de tudo tenha como meta a redução da criminalidade no local onde atua. Esse é o grande diferencial do novo modelo de gestão”, enfatizou o secretário.



Funcionamento – As unidades de polícia solidária funcionam 24 horas, atendendo às ocorrências do bairro e atuando de forma preventiva, identificando os problemas, antes mesmo de se tornarem ocorrências policiais.



A Polícia Solidária tem como filosofia a busca da confiança entre cidadão e polícia, atendendo a população de forma humanizada e buscando soluções para os diversos problemas que atingem a comunidade.


“Apostamos numa polícia amiga, solidária e pacificadora, que atua com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Assim, nós buscamos o fortalecimento da cultura de paz entre os moradores”, destacou o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente coronel Marcos Alexandre Sobreira.


Capacitação – Todos os policiais que atuam nessas unidades passaram por cursos de capacitação. De janeiro de 2011 a julho de 2012, 608 pessoas entre policiais, guardas municipais e líderes comunitários foram formados no Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, oferecido pela Secretaria de Segurança, além de 38 recém-formados no Curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária.


Segundo o cel Sobreira, a estimativa este ano é capacitar 800 pessoas em 17 edições do curso. “Para se ter uma ideia do avanço, de 1998 a 2010 apenas 715 pessoas receberam a capacitação. Em menos de dois anos, a Paraíba terá capacitado muito mais policiais que no acumulado dos últimos 12 anos”, destacou.


Durante o encerramento do Curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária nesta sexta-feira (10), o coronel da Polícia Militar do Pará, Osmar Vieira, especialista em policiamento comunitário, elogiou a Paraíba pelo fortalecimento da política de Polícia Solidária. “Este é um grande processo que a Paraíba avança e se fortalece na construção de uma polícia diferenciada. Este é um modelo que apresenta resultado, sendo um dos caminhos concretos para o combate à violência”, afirmou.


O coronel Osmar Vieira também é Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Pará e foi um dos ministrantes do curso, realizado no Centro de Ensino da PM, em Mangabeira.

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário