terça-feira, 14 de agosto de 2012

ALPB discute propostas combate a homofobia no Estado

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão especial, na tarde desta segunda-feira (13), com o propósito de discutir e apresentar alternativas ao reconhecimento dos direitos fundamentais dos homossexuais. O evento também foi uma homenagem ao Dia Internacional da Consciência Homossexual, comemorado no dia 28 de junho.

 “A violência contra os gays é da conta de todos, jamais da omissão”, declarou o deputado Frei Anastácio (PT), autor da sessão, ao discursar na tribuna sobre a violência contra a classe, que teve um aumento significativo este ano, levando a Paraíba ao segundo lugar no ranking dos assassinatos em todo país.

O deputado destacou também que a sessão teve como objetivo criar um momento para que a sociedade reflita a cerca da atual realidade brasileira. “Trago para esta Assembleia a reflexão e a aceitação. Este momento é o espaço para que cada um promova as ações e faça reverter essa realidade cruel”, frisou Frei Anastácio.

 Gays, lésbicas, travestis e transexuais representam mais de 10% da população mundial. No Brasil, são mais de 17 milhões de seres humanos discriminados, violentados, assassinados. Somente este ano, 165 gays foram mortos por homofobia, em todo o país. A cidade de São Paulo lidera o ranking com 19 assassinatos, apenas em 2012. A Paraíba é o segundo colocado com 15 mortes, sendo um aumento considerável em relação a 2011, quando ocorreram quatro crimes.

 O presidente da comissão da diversidade sexual, José Batista de Melo, agradeceu a iniciativa da Casa. “Os direitos humanos estão ai para todos e não só para parte das pessoas, pois nós somos humanos, não somos de outra espécie. Agradeço a todos os representantes da sociedade pela presença e pela coragem de nos unir para discutir este tema que muitas vezes tem sido difícil”, disse José Batista.

Compuseram a mesa, além do deputado Frei Anastácio, os deputados Luciano Cartaxo (PT) e Trócolli Júnior (PMDB); a secretária da Mulher e da Diversidade Humana do Estado, Iraê Lucena; a delegada contra crimes homofóbicos Desirrê Vasconcelos; o representante do Fórum de Entidades LGBT do Estado, Luciano Vieira; o coordenador da Polícia Solidária, tenente-coronel Sobreira; o presidente da Comissão da Diversidade Sexual, José Batista de Melo; e o defensor público e coordenador de combate aos crimes homofóbicos, Carlos Calixto de Oliveira.

Codecom


Nenhum comentário:

Postar um comentário