terça-feira, 14 de agosto de 2012

Paraíba inicia Campanha de Multivacinação no próximo sábado

A Secretaria de Estado da Saúde (SEE), através do Núcleo de Imunização, inicia no próximo sábado (18), na cidade do Conde, a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O esforço para a atualização das cadernetas se estende até o dia 24 deste mês.

De acordo com a Chefe do Núcleo de Imunização da SES, Missânia Moreira, são distribuídas aos municípios, através das 14 Gerências Regionais de Saúde, doses de dez tipos de vacinas distintas (poliomielite, BCG, hepatite B, tetra ou pentavalente, rotavírus, pneumo 10, meningocócica C, tríplice viral e DTP).

“O objetivo desta campanha é atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos e assim aumentar a cobertura nacional de imunização contra doenças como a poliomielite, hepatite B, tétano, difteria, coqueluche, entre outras. Na medida em que as mães procurarem o serviço, apresentando as cadernetas das crianças, teremos condições de produzir estatísticas e confirmar a eficiência das campanhas de vacinação anteriores, garantindo também a homogeneidade da imunização nas cidades paraibanas”, afirmou Missânea.

Durante a campanha, que pretende atingir 295.190 crianças, também será implantada no calendário vacinal a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP) para crianças que vão iniciar o esquema vacinal. Segundo Missânia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que  a vacina VIP seja implantada nos países com cobertura  vacinal homogeneizada e que estejam com o vírus selvagem da doença  erradicado, como é o caso do Brasil.

Cumprindo determinação do Ministério da Saúde, a SES realizará anualmente apenas uma campanha de multivacinação, que acontecerá sempre no mês de junho. Em agosto, será realizada campanha apenas para atualização do cartão de vacina.

A chefe do Núcleo de Imunização da SES lembra que a criança menor de 5 anos que não tiver a caderneta de vacinação terá que iniciar todo esquema vacinal. “É imprescindível que as mães ou responsáveis das crianças apresentem o cartão de vacinação. No caso de ter perdido ou de alguma forma não poder comprovar que as vacinas foram aplicadas na criança, esta terá que passar por todo esquema vacinal novamente. Só assim poderemos garantir a imunização”, explicou Missânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário