quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lua Azul pode ser observada na Estação Cabo Branco nesta sexta

O fenômeno “Lua Azul” poderá ser observado no Terraço Panorâmico no terceiro andar da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, nesta sexta-feira (31) e domingo (2), de 18h30 às 20h30. A entrada é aberta ao público.

“Ao contrário do que o nome indica, a Lua não vai mudar de cor, vai ficar maior, menor ou sofrer qualquer mudança física. Lua azul é apenas o nome que se dá à segunda Lua Cheia do mês”, esclareceu o astrônomo Marcos Jerônimo.

Mas este motivo por si só não deve desmotivar o público, já que o nosso principal satélite, quando em fase cheia, está mais propenso à observação de seus detalhes. A observação planetária, que sempre acontece nas terças, quintas e domingos, sendo apenas aos domingos aberta ao público, devido ao fenômeno da Lua Azul vai incluir nesta semana excepcionalmente a sexta.

“O visitante ainda poderá ver Saturno em seus últimos dias de passagem pela Terra até meados de setembro”, disse Marcos Jerônimo. Próximo a esta data, dia 22, exatamente às 14h49, acontece o equinócio de primavera. O evento marca a mudança de estação e a duração igual do dia e noite.

Lua azul - A frequência de acontecimento é rara, de uma vez a cada dois anos ou três anos. A última Lua azul ocorreu em 31 de dezembro de 2009 e a próxima deve ser em julho de 2015. O fato é devido ao ciclo lunar de 29,5 dias, o que torna perfeitamente possível que em um mesmo mês sua fase se apresente cheia por duas vezes - menos em fevereiro.

De acordo com alguns historiadores, o nome “Lua azul” foi criado no século XVI, devido ao fato de que algumas pessoas, ao observar a Lua, a viam azulada. Muitas discussões ocorreram até se concluir que era impossível de fato a Lua ser azul. De todo modo, o legado popular serviu para ficar registrado no calendário astronômico para assinalar o fenômeno raro.

Serviço:
Observação da Lua Azul
Sexta-feira (31)
Domingo (2)
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Terraço Panorâmico – Torre Mirante da Estação Cabo Branco
Fones: 3214.8270 – 3214.8303

Nenhum comentário:

Postar um comentário