terça-feira, 7 de agosto de 2012

Paraíba tem primeira delegada geral de Polícia Civil


“Sou uma mulher de personalidade forte”. É assim que se define a nova delegada de Polícia Civil da Paraíba, Ivanisa Olímpio de Almeida, primeira mulher a assumir a função depois da Lei 8.186/2007, que padronizou a estrutura dos cargos do Poder Executivo do Estado.

Caçula entre quatro irmãos, a nova delegada nasceu em 1957, na cidade de Pombal, Sertão paraibano. Com formação em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba, ela foi defensora pública e começou a sua trajetória na Polícia da Paraíba aos 22 anos de idade, atuando na Delegacia de Defraudações e Falsificações da Capital, em 1979.

Em 1990, Ivanisa Olímpio se tornou titular da 10ª Delegacia Distrital de Tambaú, em João Pessoa, passando nos anos seguintes pela Delegacia Distrital de Sousa e 2ª Delegacia Distrital de Cajazeiras, no Sertão paraibano. De volta à Capital em 1991, assumiu a Delegacia de Repressão a Entorpecentes, Delegacia Distrital de Cabedelo, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas e as distritais da do bairro do Miramar e Centro de João Pessoa.

Depois de ter respondido por oito delegacias, Ivanisa Olímpio assumiu, em 2004, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Guarabira, se tornando, em 2011, coordenadora de todas as Deam do Estado. Ivanisa também atuou na Ouvidoria da Polícia em 2008.

“Assim como fiz com os demais cargos pelos quais passei durante esses mais de 20 anos na Polícia, assumo a Delegacia-geral com o objetivo de fazer o melhor para combater a criminalidade na Paraíba. Escolhi essa profissão para poder ajudar as pessoas e resguardá-las”, disse.

Ao assumir o novo cargo, Ivanisa Olímpio passa a presidir o Conselho Superior de Polícia, que tem como finalidade zelar pela obediência aos princípios e funções institucionais da Polícia Civil e a perfeita eficiência dos serviços prestados à sociedade.

Diversos setores da sociedade comemoraram a nomeação da delegada no cargo. “Com a posse de Ivanisa no cargo de delegada Geral da Polícia Civil, quem ganha é a Paraíba e a nossa Segurança Pública, que quebra um paradigma ao escolher uma mulher para chefiar pela primeira vez no Estado a Polícia Civil. Ela tem história, competência e bagagem na Polícia Civil”, afirmou a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, parabenizando o Governo do Estado e a Secretaria da Segurança e da Defesa Social pela iniciativa.

De acordo com o secretário da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, a experiência da nova delegada geral contribuiu para a gestão focada em resultados, garantindo também uma atenção especial no combate à violência contra a mulher.

“A segurança pública vive um momento especial de enfrentamento à violência doméstica, com a implementação de políticas públicas voltadas ao setor. Ivanisa Olímpio carrega essa história por sua trajetória nas delegacias da mulher. Com sua experiência e a dos novos delegados, daremos continuidade ao projeto de gestão focada em resultado, ajudando a construir uma Paraíba cada vez mais unida pela paz”, destacou o secretário.
Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário