quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Policiais da Força Nacional de Segurança chegam para ajudar na conclusão de inquéritos

“Encontramos aqui gestores que trabalham de forma organizada, integrada e disposta a enfrentar a criminalidade”, avaliou o delegado Huimatan Oliveira, coordenador da equipe de policiais civis da Força Nacional de Segurança Pública que chegou à Paraíba para auxiliar na conclusão de inquéritos de homicídios acumulados até 2008 na região metropolitana de João Pessoa.

As equipes foram recepcionadas na manhã desta quinta-feira (1) pelo secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e outras autoridades policiais do Estado, durante um café da manhã realizado na sede da Academia de Ensino de Polícia, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

O delegado Huimatan Oliveira destacou o empenho da Paraíba em dar celeridade aos inquéritos policiais e reduzir a criminalidade e elogiou o trabalho desempenhado pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Seds).

O secretário Cláudio Lima agradeceu a presença dos policiais e a parceria estabelecida, desde o início da gestão, com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp): “Temos contado com o apoio do Ministério da Justiça desde o começo na formação dos nossos policiais e agora temos o apoio das equipes na solução dos inquéritos parados. Essa é uma colaboração importantíssima e que vai refletir significativamente na meta estabelecida por nós”, comentou.

Ações já começaram – Além de trabalhar na conclusão dos inquéritos antigos, os policiais foram autorizados pela Senasp a auxiliar a Paraíba na resolução de inquéritos mais recentes, até o ano de 2010, bem como nas ações de prevenção. Esta semana, alguns dos policiais chegaram a participar de uma operação realizada pela Polícia Civil na região metropolitana da Capital, que resultou na apreensão de armas e drogas.

Força Nacional – A equipe que chegou à Paraíba é composta por seis delegados, 16 agentes de investigação, sete escrivães e dois peritos que vão colaborar com a lavratura de relatório dos inquéritos e procedimentos investigatórios, para a apuração de homicídios dolosos. Os policiais devem permanecer no Estado por três meses, prazo que pode ser prorrogado por igual período. 
 
Tambiá – O trabalho da Força Nacional na Paraíba ganhou o nome de Operação Tambiá. O nome foi escolhido pela própria Senasp, fazendo alusão à lenda do índio guerreiro Tambiá, que guerreou com povos cariris no litoral paraibano.
 
Blog com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário