terça-feira, 20 de setembro de 2011

Câmaras temáticas vão elaborar minuta do Plano Estadual de Segurança e Defesa Social

Representantes das oito Câmaras Temáticas do Fórum Paraíba Unida pela Paz se reuniram nesta segunda-feira (19), no auditório da OAB, em João Pessoa. Depois de mais de dois meses de atuação, os grupos se encontraram, num mesmo espaço, para compartilhar os diagnósticos sobre segurança pública e apresentar as proposições construídas ao longo das reuniões de trabalho.

Com a criação das câmaras temáticas foi aberto um canal de participação social, em que cada segmento pode diagnosticar os problemas de segurança e oferecer propostas que vão nortear a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública.

O secretário da pasta Cláudio Lima destacou o momento como um marco histórico no Estado. “Nós temos aqui representantes dos diversos segmentos sociais, pensando a segurança de forma conjunta, entendendo que este não é apenas um problema de Estado e sim responsabilidade de todos. Sem dúvida, estamos fazendo história na Paraíba”, declarou.

Durante a reunião, também foi sugerido por todas as câmaras temáticas a manutenção do Fórum Paraíba pela Paz, de forma permanente e integrada, para dar continuidade ao processo de construção coletiva. O próximo passo será a construção da minuta do Plano Estadual de Segurança e Defesa Social que deverá ser apresentado pelo secretário ao governador do Estado Ricardo Coutinho.

As oito câmaras temáticas foram divididas entre os temas Gestão integrada, modernização e profissionalização do Sistema de Justiça Criminal; Segurança pública, defesa civil, territorialidade e políticas intermunicipais; Mídia, segurança pública, controle e participação social e cultura de paz; Criança, adolescente, juventude, violências e cultura de paz; Gênero, homofobia, grupos étnicos raciais, violências e cultura de paz; Crime organizado, drogas e tráfico de seres humanos; Violência no trânsito e cultura de paz e Sistema prisional e políticas de ressocialização.

Também participaram das discussões das Câmaras Temáticas, o secretário executivo Raymundo Silvany e o secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino. Os trabalhos das câmaras temáticas foram coordenados pelo subcomandante da Polícia Militar, o coronel Washington França.

O Fórum “Paraíba Unida Pela Paz - Articulando Governos, Polícias e Comunidades” foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de julho pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário