sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Agricultores e representantes dos bancos oficiais voltam a debater dívida rural

Agricultores, políticos, técnicos da área financeira e representantes de instituições oficiais de crédito voltaram a debater, na tarde desta quinta-feira (01.09), a atual crise enfrentada pelo Setor Agropecuário do Nordeste, com ênfase para o endividamento do produtor rural. Na oportunidade, os participantes contribuíram com sugestões que vão compor a pauta propositiva que será levada à audiência a ser realizada ainda este mês no Senado Federal, com o objetivo de encontrar uma medida que resolva ou, ao menos, minimize a crise do setor agrícola nordestino.

A sessão foi proposta pelo deputado Francisco Quintas (DEM) e contou com a participação do secretário nacional de Programa Regionais do Ministério da Integração Nacional, Gener Guimarães, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln,  do deputado federal Romero Rodrigues, e do técnico Manoel Barreiros,  representante do presidente da Sudene, Paulo Sérgio de Noronha Fontana.
Na Paraíba, 138 mil produtores rurais contraíram empréstimo junto a BNB e não conseguiram saudar suas dívidas. No Nordeste, o número atinge a casa de 570 agricultores. O assunto foi discutido pela última vez no Poder Legislativo no dia 28 de julho passado, durante sessão especial, proposta pelo deputado Vituriano de Abreu (PSC). Na oportunidade, o tema abordado foi o “não cumprimento da Lei nº 12.249/2010”, que trata do perdão da dívida dos produtores rurais junto aos bancos oficiais, notadamente o Banco do Nordeste.
Blog com Codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário