segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Opinião: A importância do reuso das águas da chuva e os cuidados com o Meio Ambiente

Percebe-se que no Brasil, alguns problemas que poderiam ser solucionados, são esquecidos ou deixados pra um terceiro plano, quando na verdade, sabemos que é bem mais fácil prevenir esse problema do que solucioná-lo. Sempre me preocupo com o futuro, apesar de vivermos o presente, não tem como você deixar de lembrar que se não fizermos algo agora, amanhã poderá ser tarde demais.
De forma que, como representante do povo que sou, procuro elaborar projetos que possam prevenir e ajudar à população de João Pessoa a não sofrer conseqüências sérias futuramente. Refiro-me a um problema que aflige toda população brasileira e mundial que é a escassez de água e, se não economizarmos esse líquido tão precioso e cuidarmos do nosso meio ambiente, a população poderá viver graves problemas.
A economia e o uso racional da água devem estar presentes nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas conseqüências num futuro pouco distante. A água é um bem precioso e cada vez mais é tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes como rios e lagos, podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada, por isso, se faz necessário buscar meios de preservar as águas das chuvas, como uma das alternativas.
Recentemente, a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, por unanimidade dos 21 vereadores, um Projeto de Lei de autoria do vereador Benilton Lucena (PT), criando o Sistema de Reuso de Água da Chuva através da instalação de reservatórios para captação e utilização de água para o uso não potável em mercados municipais, subprefeituras, condomínios, clubes, entidades, conjuntos habitacionais e demais imóveis residenciais, industriais e comerciais na cidade de João pessoa.
Acredito que a diminuição da água disponível, nos próximos anos, vai exigir que os condomínios, shoppings centers e outros estabelecimentos adotem novos sistemas para aperfeiçoar o uso. Uns dos métodos mais usados será a água de chuva coletada pelas calhas nos telhados dos prédios que será armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo. Pode-se instalar um equipamento para filtrar esta água, se for necessário ou instala-se um sistema de recalque para enviar a água para as torneiras do térreo e subsolo.
Vale ressaltar que a construção de um reservatório para a captação da água da chuva necessita de um sistema de recalque que deve ter um projeto de engenharia para que não desperte riscos de saúde e acidentes à população. Acredito neste projeto, que além de gerar economia de água, o sistema também contribui para diminuir o problema das enchentes, na Europa, por exemplo, a nova medida já é bastante usada em novas construções. Já aqui no Brasil, um caso de destaque é o do Shopping Aricanduva, em São Paulo (SP). A construção tem 62 mil m² de telhado, e em uma chuva forte chega a captar 7 mil m³ de água.

Diante dos expostos reforçamos a relevância deste projeto, pois o aproveitamento da água de chuva é de fundamental importância para gerar uma economia nos reservatórios em períodos de estiagens e evitar que grande parte dessa água se perca em infiltrações do solo ou no escoamento para o mar, de forma que, a idéia é não desperdiçar água.
O uso racional da água parece ser uma das saídas para combater a escassez do produto e o aproveitamento das águas da chuva são alternativas viáveis não só para a cidade de João Pessoa, mas para o Brasil.
Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo e cerca de 3 bilhões de pessoas estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude da falta de cuidados com o meio ambiente e obviamente com os reservatórios de água doce.
Precisamos ser vigilantes, ficarmos atentos aos cuidados e dicas importantes  como fechar bem as torneiras, regulamentar as descargas do banheiro, tomar banhos curtos, não gastar água lavando carros ou calçadas, reutilizar a água para diversas atividades, não jogar lixo em rios e lagos, respeitar as regiões de mananciais, assim poderemos desfrutar deste líquido por toda vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário