terça-feira, 20 de setembro de 2011

Novo Memorial do Legislativo resgata 185 anos

Dentro dos 185 anos de instalação da Assembleia Legislativa, a Mesa Diretora anunciou que a inauguração do novo Memorial do Legislativo terá uma programação especial que ocorrerá entre os dias 9 e 11 de novembro próximos. Pela primeira vez em sua história, a ALPB terá um Memorial do Legislativo, que ocupará o espaço de um museu do parlamento paraibano.
O novo prédio do Memorial foi totalmente reformado na gestão do atual presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), e se tornará uma referência em pesquisa da própria história do Estado. “Só de fotografias históricas, recuperadas e que passam a integrar o acervo desse Memorial são mais de 17 mil”, disse.

O deputado Ricardo Marcelo observou que o Memorial do Legislativo resgata a própria história da sociedade. Ele citou como exemplo o surgimento dos novos municípios, que obrigatoriamente passou pela apreciação e aprovação dos deputados estaduais. "De 13 municípios atingimos 223. Todos nasceram a partir das discussões, das iniciativas e dos debates travados no plenário da Assembleia Legislativa, que este ano também comemora seus 185 anos de existência", afirmou.

O Memorial do Legislativo, segundo a diretora de Cultura e Memorial, Cida Lobo, tem a capacidade de ser uma intercessão entre os paraibanos, todos os parlamentares que passaram pela Assembleia Legislativa e todos os servidores que contribuíram com a própria história do Estado. "O espaço, completamente reformado e equipado, está praticamente pronto. Faltam alguns detalhes de iluminação, computadores e vitrines. Depois da inauguração, o Memorial permitirá a visita ao público", disse.

Ela contou que, por determinação do deputado Ricardo Marcelo, está sendo preparada uma programação especial que marcará a inauguração do Memorial do Legislativo, que terá milhares de documentos digitalizados e disponíveis para consulta. "Nós teremos, por exemplo, todas as mensagens do Poder Executivo encaminhadas e lidas nesse Casa, desde 1838 até o atual governador do Estado", detalhou.

O deputado Ricardo Marcelo adiantou que dentro da programação que será elaborada será realizada uma sessão solene para homenagear funcionários que ingressaram na década de 40 e que estão vivos. Outra sessão solene homenageará ex-presidentes do Legislativo Estadual, com a presença da bisneta do primeiro presidente da ALPB no período do Império e de descendentes de presidentes no período da República Velha.

O presidente da ALPB ainda destacou que a Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL) fará uma homenagem às ex-primeiras damas e a ex-servidores.
 
Codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário