terça-feira, 6 de setembro de 2011

Amorim reúne moradores e gestores públicos para discutir problemas de infraestrutura e transporte em bairros de JP

 Moradores do bairro Jardim Cidade Universitária participaram nesta segunda-feira (5), de uma audiência pública proposta pelo vereador Geraldo Amorim, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). O objetivo era discutir um dos principais problemas enfrentados pela população local: o transporte público.

O vereador tem convocado diversos gestores públicos, autoridades municipais e estaduais para discutir, junto com a comunidade, os problemas e apresentar as soluções. Desta vez, além de representantes da STTrans e AETC, foi convidado o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Marcelo Cavalcanti, tendo em vista que as falhas no transporte público tem sido agravadas pela falta de infraestrutura dos bairros.

O secretário chegou a confirmar presença no debate, mas não compareceu ao encontro devido a um compromisso com a Prefeitura da Capital. O diretor presidente da AETC, Mário Tourinho e o fiscal Assis Cavalcanti, representante da STTrans, ouviram as principais queixas dos moradores.

A funcionária pública Rosângela Lira mostrou insatisfação com o sistema de integração criado para atender aos moradores do Jardim Cidade Universitária. "No começo pensávamos que seria bom, mas depois vimos que não resolveu nosso problema. Continuamos perdendo muito tempo à espera de ônibus e nos arriscando com a falta de segurança do bairro. Só resolveu para a empresa que não precisa mais enfrentar a buraqueira e quebrar seus ônibus", afirmou.

Já a arquiteta Bruna Lima defendeu a criação de uma linha própria para o bairro Jardim Cidade Universitária. "O bairro cresceu muito devido às construções verticais. Somos 26 mil pessoas e se 10% da população usar ônibus, significa que quase três mil pessoas necessitam do serviço diariamente. É preciso fazer uma pesquisa séria para avaliar a possibilidade de criação de uma rota para atender à população", defendeu.

Outros problemas relacionados à falta de saneamento básico e calçamento também foram apresentados pela comunidade. Com a ausência do secretário de infraestrutura, a população ficou sem respostas importantes e uma nova audiência foi marcada para dar continuidade ao debate.

"O secretário se mostrou muito interessado em participar desta audiência, mas não conseguiu sair de uma reunião de gabinete na hora prevista. No entanto, ele me adiantou que em um mês teremos avanços nas ações de infraestrutura no bairro. Por isso, vamos voltar a nos reunir daqui a 15 dias para dar continuidade ao debate público e decidirmos o que será feito em relação à integração", afirmou Geraldo Amorim.

O vereador também elogiou a iniciativa dos moradores que participaram da audiência, em busca de melhorias para a sociedade. "Faz oito anos que eu luto por esse bairro e sei que só é possível acontecer uma mudança quando ela é desejada pela população. Vocês que estão aqui, tem esse desejo, pois deixaram suas casas, mesmo cansados depois de um dia de trabalho. Vocês serão os grandes responsáveis por essa mudança", enfatizou Amorim.

Ao final do encontro ficou acordado, ainda, que para a próxima audiência também serão convocados representantes da Cagepa e do Ministério Público. A data e local para o novo encontro serão definidos e divulgados, em breve, pela Assessoria de Imprensa. 

Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário