quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Crianças e adolescentes de Mandacaru iniciam Projeto Criança Cidadã

Neste sábado (10), 160 crianças e adolescentes do bairro de Mandacaru, em João Pessoa, participam do primeiro dia de atividades do Projeto Criança Cidadã, idealizado para colaborar na formação cidadã de meninos que vivem em situação de risco social. O projeto é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Academia de Ensino de Polícia (AEP), da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sedap).

De acordo com o diretor da AEP, o delegado Bergson Vasconcelos, o objetivo primordial do Criança Cidadã é prevenir a violência. “O projeto vai estimular reflexões sobre valores éticos, sociais, direitos e deveres, para que essas crianças fiquem longe da criminalidade”, disse.
Outra meta do projeto é aproximar a polícia da comunidade. “Queremos resgatar e aumentar a confiança da população nos profissionais de segurança pública. A ideia é prevenir o ingresso desses meninos e meninas na criminalidade por meio do estímulo à admiração dos profissionais da Justiça criminal”, acrescentou.

Apoio – Ao longo de quatro meses de atividades, as crianças vão cumprir uma carga de horária de 424 horas/aula, distribuídas entre as disciplinas: Ética, Educação Física, Inclusão Social, Direitos Humanos e Convivência Democrática. As aulas acontecem sempre aos sábados, na sede da AEP, em Mangabeira.
 
Todos os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto foram disponibilizados pelo Governo do Estado, como material esportivo, fardamento, material didático, refeições e dois microônibus para fazer o transporte dos alunos. O projeto conta ainda com apoio do Ministério da Justiça.

“Toda a estrutura foi preparada pensando no melhor para estas crianças e adolescentes, que também receberão acompanhamento psicológico”, destacou a coordenadora pedagógica da Academia, a delegada Anny Karoline Carneiro.

O projeto Criança Cidadã conta com a colaboração de 12 profissionais, sendo oito policiais civis, três policiais militares, um bombeiro militar e voluntários. As aulas acontecem aos sábados, das 7h às 17h, na sede da Academia de Ensino de Polícia, em Mangabeira VII, até o dia 17 de dezembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário