sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Com apoio da Unale, diretor do Centro Latino Americano

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), quer contar com o apoio da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) para trazer à Paraíba o diretor do Centro Latino Americano da Juventude (Celaju), o sociólogo uruguaio Ernesto Rodrígues. Ricardo Marcelo adiantou que já conversou com o presidente da Unale, José Luis Tchê, para que haja uma parceria capaz de trazer o uruguaio ao país.

Ernesto Rodrígues foi um dos conferencistas da 11ª reunião da Confederação dos Parlamentares da América Latina (COPA), realizada recentemente em Québec, no Canadá.
Nesta quinta-feira (15.09), Ricardo Marcelo informou que já conversou com o coordenador da Agenda Positiva da ALPB, deputado Francisco Quintans (DEM), para idealizar um seminário sobre o aproveitamento da mão de obra jovem na Paraíba. Ricardo Marcelo disse que ficou impressionado com o “profundo conhecimento que o sociólogo tem sobre a mão de obra jovem na América Latina, no Brasil e até no nosso Nordeste”.

Ricardo Marcelo enfatizou que o país tem hoje uma população carcerária, na faixa etária entre 18 e 21, que chega a 200 mil presos. “É uma mão de obra estagnada. É uma quantidade muito grande de pessoas que não contribuem com o mercado de trabalho, por ausências de políticas dos nossos governantes”, afirmou. “É um problema mais sério ainda se consideramos a realidade das prisões brasileiras, que não recuperam os presos e são máquinas de marginalidade”.

O presidente da Assembleia citou o caso do Canadá, onde os dados oficiais registraram no ano passado apenas um assassinato. Para ele, “o aproveitamento da mão de obra jovem é uma saída para o desenvolvimento sustentável das cidades e do país”.

Ricardo Marcelo disse que vai procurar manter um contato com o Ernesto Rodrígues para que ele possa proferir uma palestra na Assembleia Legislativa sobre o papel da juventude na formação de uma unidade federativa, além de falar sobre a necessidade de políticas públicas para absorver essa mão de obra no mercado.

Blog com codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário