sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vereador propõe nova discussão sobre consumo de bebidas para menores em JP

Percebe-se que, apesar da existência da Lei 9.866/2002, que proíbe a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos de idade, nota-se a olhos nus, que o não cumprimento é frequente. Observa-se muitas vezes, menores de idade, “a bordo” de bares da cidade, ou nas calçadas dos fiteiros em consumo desenfreado do álcool.

Preocupado com essa realidade, o vereador Geraldo Amorim (PDT), apresentou um Projeto de Lei Complementar ao da lei federal 9.866/2002, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores. Com a nova redação, fica proibido, no município de João Pessoa-PB, vender, fornecer, dar, entregar e permitir o consumo de bebida alcoólica aos menores de idade, em bares, restaurantes, quermesses, clubes sociais, instituições filantrópicas, casas de espetáculos, feiras, eventos ou qualquer manifestação pública.  

De acordo com Amorim é de conhecimento geral o consumo desenfreado de bebidas alcoólicas e outras drogas por parte dos menores de idade. A cada dia que passa as autoridades precisam fazer algo para coibir esse abuso, mesmo que medidas mais drásticas e de pouco agrado da população.

Caso a nova lei seja aprovada, os proprietários de estabelecimentos comerciais, em todos os seus gêneros, terão o dever de não permitir o consumo, no âmbito de sua área comercial, de qualquer bebida alcoólica por parte de menores de dezoito anos. O vendedor deverá exigir documento comprobatório de idade do comprador, quando entender conveniente.

Amorim faz questão de lembrar que o álcool é o segundo motivador de doenças que poderão ser evitadas, perdendo apenas para o fumo. Ainda segundo o vereador, cerca de 50% dos menores do país consomem bebida alcoólica pelo menos uma vez por semana. Para o pedetista a incidências de esses jovens partirem para experimentar outro tipo de droga é muito grande.  

“Entendo da importância desse projeto, por isso estou confiante no apoio dos meus colegas vereadores para a sua aprovação”, finalizou Geraldo Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário