terça-feira, 29 de novembro de 2011

Raoni visita Centro de Referência à gestante e APAC em Minas Gerais

Por intermédio do deputado federal Eros Biondini (PTB/MG), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas e APACs, na sexta-feira (25) autoridades políticas visitaram o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano/MG e as APACs de Santa Luzia/MG e de Pouso Alegre/MG. Na comitiva oficial, o subsecretário de administração prisional do estado de Minas Gerais, Dr. Murilo Andrade, a deputada estadual do Rio de Janeiro, Myrian Rios, o vereador licenciado e Secretario Chefe de Gabiente da Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB, Raoni Mendes, o Cel do Comando Geral da Polícia Militar do estado da Paraíba, Fernando Chaves e o deputado Biondini.
O intuito das visitas foi de apresentar o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, que acolhe detentas grávidas oferecendo toda assistência necessária para mães e bebês e o sistema APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – amparada pela constituição federal para atuar na reinserção social dos condenados, aos parlamentares que pretendem levar o exemplo do sucesso mineiro para seus estados.

Raoni se mostrou encantado e esperançoso com a prática desse método em João Pessoa."É emocionante ver de perto um trabalho desse porte ser realizado com afinco e de maneira surpreendente. Conhecer esse sistema reafirma com fatos que o trabalho feito com os condenados surte efeito positivo, tendo em vista que as pesquisas apontam que após cumprirem pena nas APACs, eles conseguem retomar suas vidas de maneira saudável.Agradeço de coração o convite feito pelo irmão Eros pois creio que é possível, um investimento do poder público para mudar a realidade de nosso país e do nosso município com essa forma de cumprimento de pena", ressaltou Raoni
A APAC auxilia o poder Judiciário e Executivo na reinteração social dos condenados a penas privadas de liberdade. Em Minas existem cerca de 26 APACs masculinas e femininas. No congresso Nacional o deputado Eros Biondini luta por melhorias no sistema e por ainda mais apoio governamental. "As APACs têm sido prioridade no meu trabalho parlamentar e por vivenciar, de perto, a recuperação de tantos homens e mulheres é que sei que temos muito a fazer. Juntando forças podemos muito mais", disse Eros.

O método APAC acredita na recuperação do interno por meio de uma disciplina rígida, permeada pelo respeito mútuo, ordem, trabalho, espiritualidade e envolvimento familiar, desde que seja um desejo do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário