quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Memorial Parlamentar é inaugurado com fatos que marcaram os 185 anos do Poder Legislativo‏

A história dos 185 anos do Poder Legislativo e também da Paraíba está agora mais disponível e ao alcance da população. Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (10) o Memorial Parlamentar da Assembleia Legislativa da Paraíba, resultado de um amplo trabalho de pesquisa e resgate histórico feito ao longo de quatro anos.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) foi o responsável por descerrar a placa e abrir oficialmente o espaço para a visitação dos convidados e presentes à solenidade.“Estamos inaugurando não só o resgate do Poder Legislativo, mas o resgate da história do povo da Paraíba, que está orgulhoso de ter sua história revivida no Memorial”,disse o presidente Ricardo Marcelo, que garantiu que os trabalhos prosseguiram com o objetivo de transformar o Memorial no primeiro museu público da Paraíba com tais características.

As comemorações foram iniciadas no começo da manhã, quando as pessoas que passavam pela praça João Pessoa e servidores da Assembleia puderam voltar no tempo e ver os carros expostos pelo Clube do Carro Antigo de João Pessoa. Modelos das décadas 50, 60 e 70 foram as ‘estrelas’ e bastante fotografados. Um fusca modelo 1973 usado pela Polícia Militar chegou com a sirene ligada e foi uma atração à parte para os presentes.

Um desfile de modelos caracterizados com roupas de época também chamou a atenção de quem passava. As indumentárias remontando desde o século passado (1900), década de 20 chegando aos anos 80 impressionaram pela riqueza de detalhes.

A solenidade de inauguração do Memorial contou ainda com a participação de autoridades, parlamentares e de ex-deputados estaduais que fizeram questão de prestigiar o momento histórico da Casa de Epitácio Pessoa. À exemplo do ex-presidente da Assembleia Legislativa, conselheiro Arthur Cunha Lima, neto do ex-deputado João da Cunha Lima, que dá nome ao Memorial.  “As gerações futuras vão saber através do Memorial da importância do Poder Legislativo, o que ele significou e significa para a democracia. Parabéns à Mesa Diretora. Parece que estou ouvindo as vozes dos meus companheiros da Casa na defesa intransigente dos seus projetos, do povo e da Paraíba”, disse o ex-deputado Assis Camelo.

Os deputados estaduais da atual legislatura também participaram e registraram a importância da iniciativa para o Legislativo Estadual. O deputado Assis Quintans (DEM), coordenador da Agenda Positiva da Casa, classificou como meritória e digna de louvor a iniciativa da Mesa através do presidente Ricardo Marcelo em preservar a memória. “Faço um apelo aos jovens para que programem visitas ao Memorial, com o objetivo de se inteirar da história política da Paraíba presente neste importante ambiente”, destacou.

O deputado Janduhy Carneiro (PPS) enfatizou que o Memorial retrata a história da Assembleia Legislativa de forma ampla e educativa e “expõe para o público e permite a ele acompanhar e ter conhecimento do que os parlamentares fizeram e fazem pela história da Casa”, ressaltou.

O Memorial dispõe em seu acervo de 4.400 metros lineares de documentos. Nos quais estão relatadas as sessões, iniciativas parlamentares, correspondências e pareceres e outros documentos que ajudaram a construir a história do Legislativo Estadual. E ainda mais de 20 mil registros fotográficos de parlamentares e de personalidades paraibanas. “Certamente ele irá contribuir para o fortalecimento da cidadania”, observou Cida Lobo, diretora do Departamento de Cultura e Memória da Assembleia Legislativa e responsável juntamente com sua equipe por toda a estruturação do Memorial.

A partir da próxima quarta-feira (16), o Memorial Parlamentar estará aberto para a visitação do público das 8h às 17h30.

Codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário