Entre os que retornaram à Assembleia, estiveram Waldir Lyra dos Santos Lima, Jonas Leite Chaves, Evaldo Gonçalves de Queiroz, João Fernandes da Silva, Antônio Nominando Diniz Filho, Rômulo Gouveia e Arthur Cunha Lima. O ex-deputado Dunga Júnior compareceu representando o pai Carlos Marques Dunga.
“Cada um ao seu tempo, todos os ex-presidentes da Assembleia Legislativa, que foram homenageados, deixaram suas marcas na construção de uma sociedade mais justa e na luta pela solidez do Parlamento”, disse o presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), que presidiu os trabalhos da sessão.
Os presentes puderam participar de uma volta no tempo quando representando o Conselho Geral de Província (1826 à 1834) o tetra neto sobrinho do Conselheiro Major Antônio Vicente Monteiro da Franca, Argemiro Brito Monteiro da Franca recebeu a placa comemorativa.
O resgate histórico prosseguiu com a homenagem prestada ao primeiro presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Lucas de Souza Rangel, representado pelo seu trineto Renaldo Romero Rangel. O período do Império (1835 à 1889) foi destacado na ocasião.
A Primeira República (1891 à 1930) foi lembrada através da entrega da placa comemorativa em homenagem ao deputado Apolônio Zenaide, representado por seu neto Hélio Zenaide. A esposa do ex-deputado Raul Nóbrega, Júlia Guerra Nóbrega recebeu a placa comemorativa em nome dele e representando o período Pré- Estado Novo (1934 à 1938).
Pelos relevantes serviços prestados à Casa de Epitácio Pessoa receberam homenagens especiais os ex-presidentes José Lacerda Neto, deputado Wilson Braga, Pedro Medeiros e Agassiz de Almeida.
Para o ex-presidente da Casa e conselheiro Nominando Diniz, a homenagem é motivo de alegria, não só pelo carinho pela Assembleia, mas também pelo fato de ter sido o primeiro filho de um ex-presidente, Antônio Nominando Diniz, a também presidir a Casa. “Entendo também que o Poder Legislativo é o mais representativo de todos os poderes, já que aqui todos são eleitos pela vontade da população paraibana”, declarou ele.
O trabalho empreendido pelos demais ex-presidentes ao longo de suas administrações também foi destacado e motivo de aclamação dos presentes. Os ex-presidentes Waldir Lyra dos Santos Lima (1965-67 e 1975-76), Jonas Leite Chaves (1971-72), Evaldo Gonçalves (1979-80 e 1985-86), João Fernandes da Silva (1989-90), Dunga Júnior (1991-92 e 1995-96), Gilvan Freire (1994-95), Inaldo Leitão (1997-98), Nominando Diniz (1999-2001), o vice-governador Rômulo Gouveia (2003-2007) e Arthur Cunha Lima (2007-2010).
O ex-deputado Jonas Leite Chaves, que teve quatro mandatos na Casa e veio especialmente do Paraná para participar das comemorações dos 185 anos proferiu seu discurso em nome de todos os ex-presidentes.
“A Assembleia Legislativa inegavelmente tornou-se um verdadeiro celeiro de grandes políticos na Paraíba e no plano federal. Todos os ex-presidentes que passaram por esta Casa deram a sua colaboração administrativa e política, de acordo com seu estilo e com suas possibilidades”, disse ele.
Ao final, os presentes foram convidados para a reabertura do Salão Nobre Deputado Edvaldo Motta e para a aposição da foto do ex-presidente Arthur Cunha Lima, que agradeceu emocionado a deferência.
“É uma magnificência da Casa e de meus antigos pares. Tenho certeza que contribui para a história da Assembleia em seus 185 anos e esta Casa. Só tenho que me orgulhar da passagem que tive por aqui e agradecer sensibilizado e honrado essa homenagem”, afirmou o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Arthur Cunha Lima.
Ao final dos trabalhos, o presidente Ricardo Marcelo convidou os presentes conhecer o Memorial Parlamentar, que será oficialmente aberto na próxima quinta-feira (10.11).
Fonte: Codecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário