terça-feira, 8 de novembro de 2011

Imprensa conhece Memorial de 440 metros lineares de documentos e 10 mil fotos

A Imprensa paraibana conheceu na manhã desta terça-feira (08.09) o acervo patrimonial arquivístico e museológico do Poder Legislativo Estadual, formado ao longo das atividades na Casa de Epitácio Pessoa, com o registro de fatos e ações de grande significado para a história da Paraíba e do Brasil. São 440 metros lineares de documentação que relatam sessões plenárias, projetos, discursos, correspondências, pareceres e outros.

O Memorial Parlamentar do Poder Legislativo também abriga 10 mil fotos em diferentes suportes dos deputados e personalidades que passaram na Assembléia nos últimos séculos. Acervo Histórico tem ainda uma biblioteca com obras relacionadas à atividade legislativa.

“É um marco importante não só para a nossa administração, mas para o Poder Legislativo como um todo, que inaugurará, oficialmente, na próxima quinta-feira, o primeiro museu público da Paraíba”, disse o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB).
Ricardo Marcelo recepcionou os jornalistas que antes da visita ao Memorial, estiveram no auditório João Eudes da Nóbrega e assistiram à um vídeo institucional sobre o resgate histórico feito pelo Memorial. Os profissionais ainda receberam um kit contendo folder e um pen drive com fotos digitalizadas e textos sobre o novo Museu da Casa.

Os profissionais da imprensa viram o passado e o presente convivendo harmonicamente num mesmo espaço. Objetos históricos, a exemplo de um jogo de escritório que ocupava o gabinete da presidência e de uma antiga máquina de escrever, dividem o ambiente com modernas telas touch screen, nas quais os visitantes poderão interagir e obter mais informações sobre o Legislativo Estadual e computadores, onde as pesquisas poderão ser aprofundadas.

“Fizemos questão de abrir o Memorial para que os primeiros a entrar fossem os profissionais de imprensa da Paraíba. Como forma de incentivo para que eles possam dar sua contribuição não só a população e à história política da Paraíba e também ao Memorial que é um resgate importante, que só faz engrandecer o Poder Legislativo”, ressaltou o presidente.

Para o coordenador de Comunicação da Assembleia, jornalista Hermes de Luna, a história do Legislativo paraibano é a própria história da Paraíba. “As novas gerações precisam conhecer como foi construída nossa história, o que é possível atravésresgate, para o qual a Mesa Diretora não mediu esforços”, declarou.

Blog com Codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário