quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vereador Amorim quer inclusão de disciplina Qualidade de Vida com Amor Exigente nas escolas de JP

Tramita nas Comissões da Câmara Municipal de João Pessoa, um Projeto de Lei do vereador Geraldo Amorim, (PDT), que inclui na proposta pedagógica das escolas da rede municipal de ensino a abordagem do tema: Prevenção e Qualidade de Vida com Amor Exigente.

O projeto tem como principal objetivo preservar a valorização da família, da escola e das raízes culturais, como também a aprendizagem de valores sociais, atitudes e competências, além da recuperação dos alunos de menor rendimento escolar e a criação de processos de integração com a sociedade.

Para o vereador Geraldo Amorim, considera-se, Prevenção e Qualidade de Vida com Amor Exigente, os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores morais e sociais de consciência, conhecimentos, habilidade e competências voltadas para a conservação da vida e da família, bem maior da humanidade.

“A qualidade de vida é um componente essencial para conservação da espécie humana e a educação para qualidade de vida deverá estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo”, ressalta o parlamentar

Os estabelecimentos escolares terão como incumbência, promover a recuperação dos alunos de menor rendimento, articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade nos termos do Art. 12, incisos V e VI da Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece diretrizes e bases da Educação.
Para os fins desta Lei, a Secretaria Municipal de Educação – SMED – promoverá a formação de professores no tema Qualidade de Vida com Amor Exigente. Quanta as despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

O vereador entende que a família é a base insubstituível e sustentável para continuadamente promover a Prevenção e Qualidade de Vida com Amor Exigente. Ao mesmo tempo o poder público, usando os mais diversos combustíveis legais tem a obrigação de atuar nesse processo de maneira altiva e planejada para, em tempo regular e respeitando a faixa etária das pessoas, desenvolver de maneira global uma melhor Qualidade de Vida com Amor Exigente.

“A formação de um bom cidadão no campo profissional em parte é função do aprendizado acadêmico oferecido pelos estabelecimentos escolares, no entanto, outros fatores são decisivos para um processo de formação completa. A valorização da família, o padrão escolar, a relação social e acadêmica entre instituições, pais e alunos, raízes culturais, o respeito à pessoa humana, a relação com o ambiente dentre outros, são elementos palpáveis e reconhecidos por todos nós, como decisivos em um processo de formação humanizada”, finalizou Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário