quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Romero apresenta projeto que obriga a instalação de instrumentos em aeroportos

O deputado federal Romero Rodrigues apresentou projeto na Câmara dos Deputados que obriga a instalação de equipamentos e instrumentos para pouso em aeroportos com capacidade instalada de mais de 100 mil passageiros/ano.

Disse que “obviamente que observamos, para a apresentação dessa propositura, o risco a que, eventualmente, os passageiros se submetem em cidades cujos aeroportos não possuem equipamentos para permitir pousos através de instrumentos quando as condições climáticas são adversas. Os pilotos, inúmeras vezes, têm que ficar submissos a essas condições e não conseguem efetuar o pouso por conta das condições climáticas. Com isso, a cada pouso ou mesmo a cada decolagem, há risco aos passageiros. Mesmo quando o pouso não se concretiza, o que acontece? Os passageiros são deslocados para outros aeroportos, mais próximos, é verdade, mas existem custos adicionais para as empresas aéreas, há prejuízo na questão de tempo e dificuldade para os passageiros, que, em determinados casos, não conseguem cumprir os seus compromissos”.

Assinalou que “fica sempre uma interrogação, uma pergunta, porque às vezes a própria INFRAERO apresenta a questão de custo para a instalação desses equipamentos: mas será que a vida tem preço? Acredito que não. Acho que a forma mais correta, inclusive para um País que se prepara para a Copa, que vai receber turistas de várias partes do mundo, evidentemente, é dar atenção especial aos aeroportos, para capacitá-los, colocar instrumentos que facilitem a vida dos pilotos e que deem tranquilidade aos passageiros”.

Romero afirmou que “é importante frisar que constatei, pelos estudos que fiz que várias cidades no Brasil apresentam em determinadas épocas do ano, dificuldades por conta das questões climáticas, das intempéries, da questão de clima, algo que não conseguimos controlar. Por conta disso, espero que tenha o aval do Relator, Jaime Martins, com o qual já tive oportunidade de conversar, para conseguir aprovar esse projeto na Comissão de Transportes”.

Afirmou que fez muitos estudos de várias cidades do Brasil que apresentam essas dificuldades, esses problemas oriundos, sobretudo de questões climáticas. Espera que o fator econômico -razão por que inclusive apresentamos um projeto para instalar esses equipamentos em aeroportos que têm mais de 100 mil passageiros/ano, embarque e desembarque - não seja o fator preponderante nas dificuldades enfrentadas pela INFRAERO para instalar esses equipamentos nesses aeroportos.

Concluiu dizendo que está mudando, com essa proposta, o Código Brasileiro de Aeronáutica para estabelecer essa obrigatoriedade.


Assessoria do parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário