Conscientizar
a população de João Pessoa sobre a importância da utilização da bicicleta como
transporte que pode melhorar a saúde, diminuir a poluição e colocar a cidade em
um patamar mais sustentável. Foi com esse objetivo que a Câmara Municipal da
Capital realizou, nesta terça-feira (13), um seminário para discutir a questão
do ciclismo e a ampliação de ciclovias em todas as vias do Município. A
iniciativa foi do vereador Geraldo Amorim (PDT).
No
plenário da Casa estavam presentes representantes de entidades, organizações e
segmentos que defendem a utilização deste transporte como opção para reduzir os
congestionamentos, a falta de segurança e a poluição no trânsito, entre outros
problemas. O superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nilton
Pereira, informou que já existe um projeto de infraestrutura concluído para
garantir a utilização de bicicletas no Município no valor de R$ 17 milhões,
conforme prevê o último orçamento. Ele disse que esse projeto requer um
investimento muito alto, e que a Administração Municipal, por enquanto, vem
empregando recursos, dentro de suas possibilidades, na ampliação de ciclovias
nos bairros de Mangabeira, Valentina Figueiredo, Timbó, entre outros.
O
projeto prevê, além da ampliação de ciclovias, implantação de sinalizações
pesadas, tanto horizontal quanto vertical; criação de bicicletários em vários
pontos da cidade; e pavimentação asfáltica em algumas ruas construídas com
paralelepípedos. “É um investimento muito grande. No Momento, a prefeitura vem
fazendo o que pode com recursos próprios”, completou.
Nilton
apresentou números de implantação de ciclovias na cidade nos dois últimos anos.
Em 2011, de acordo com ele, foram implantados 24,8 km de ciclovias, enquanto
que de 2011 a 2012 foram construídas 24,7 km. Ainda estão para serem
implantados 77,9 km de ciclovias.
O
vereador Geraldo Amorim, autor da propositura, disse que esses seminários e
sessões especiais têm como objetivo debater o tema, e ao mesmo tempo estabelecer
um cronograma de ações, para que a Câmara e as entidades interessadas possam
contribuir para a transformação de João Pessoa em uma cidade mais sustentável,
com um trânsito mais seguro, garantindo tranqüilidade e conforto à população.
Amorim ressaltou que, a partir desse debate inicial, será elaborado um
documento, com a participação da Semob, entidades e a sociedade civil
organizada, para que se construam alternativas de transportes como essa que não
poluam nem prejudiquem o meio ambiente.
“Uma
bicicleta na rua é um carro a menos no tráfego. Vamos diminuir os
engarrafamentos, a poluição, e adotar políticas para melhorar a saúde da nossa
população”, acrescentou o parlamentar.
Outras representações
A
representante do Movimento Massa Crítica da Paraíba, Patrícia da Cunha Montano,
propôs a realização mensal de debates como esse na Câmara, para que surjam
novas propostas e idéias que conscientizem a sociedade sobre a importância da
utilização de bicicletas e, com isso, o aparecimento de mais ciclistas na
cidade. Ela contou que, toda a última sexta-feira de cada mês, o movimento se
reúne para desenvolver atividades de conscientização junto à população, como
passeios ciclísticos, panfletagem e debates.
“A
nossa idéia com essas campanhas é conscientizar e estimular as pessoas a
utilizarem mais as bicicletas como alternativa de transporte em substituição
aos veículos automotores”, ressaltou. Entre as principais atividades do grupo,
formado hoje por quase 300 pessoas, está colocar adesivos luminosos em
bicicletas que trafegam sem nenhuma identificação luminosa, ação que pode dar mais
segurança aos ciclistas e evitar acidentes.
Outro
representante do Movimento, Tavorá Araújo Lira, lembrou que, durante a campanha
para prefeito, os candidatos se comprometerem, através da assinatura de um
documento, a apoiar o uso da bicicleta como alternativa de transporte público.
O Massa Crítica é um Movimento que existe em todo o mundo.
O
inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rosinaldo Pereira, considerou
importante a política de conscientização do uso das bicicletas, mas admitiu que
nunca daria a um filho seu um transporte como esse, por causa do perigo e da atual
falta de segurança no trânsito. Já o inspetor Gledson Augusto Ferreira,
presidente da Comissão Regional de Ensino do Trânsito da PRF, apresentou um
quadro de ocorrências de acidentes envolvendo ciclistas nas rodovias em 2011 e
2012. Segundo ele, o número de ocorrências é muito pequeno, porque atualmente
as pessoas estão substituindo as bicicletas por motonetas e motos.
Como
uma das alternativas para ampliar a quantidade de ciclovias, Gledson sugeriu
que a Semob diminuísse as calçadas, por exemplo, na avenida Epitácio Pessoa.
“Existem calçadas com cinco ou seis metros. Os órgãos competentes poderiam
diminuir pelo menos um metro e meio dessas calçadas para implantar as
ciclovias”, argumentou.
O
secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Município, Tiago Pacheco, falou dos
avanços que a Prefeitura obteve nessa área, destacou as ações que ainda estão
em andamento, e reconheceu, entre outras coisas, o projeto que deverá ser
implantado na Avenida Epitácio Pessoa para aumentar as ciclovias e
conscientizar a população pessoense com relação a importância de estimular o
ciclismo.
O
Seminário contou ainda com a presença de Jovino Costa, representando o Grupo de
Aventureiros Pedal; o empresário e ciclista Arthur Bezerra; tenente-coronel do
Batalhão de Trânsito da PM, Paulo Sérgio; capitão PM, Brito, representando o
Policiamento Ciclístico; além de simpatizantes e esportistas.
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