quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Seminário é realizado pela Câmara para estimular o ciclismo como alternativa de transporte público


Conscientizar a população de João Pessoa sobre a importância da utilização da bicicleta como transporte que pode melhorar a saúde, diminuir a poluição e colocar a cidade em um patamar mais sustentável. Foi com esse objetivo que a Câmara Municipal da Capital realizou, nesta terça-feira (13), um seminário para discutir a questão do ciclismo e a ampliação de ciclovias em todas as vias do Município. A iniciativa foi do vereador Geraldo Amorim (PDT).

No plenário da Casa estavam presentes representantes de entidades, organizações e segmentos que defendem a utilização deste transporte como opção para reduzir os congestionamentos, a falta de segurança e a poluição no trânsito, entre outros problemas. O superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Pereira, informou que já existe um projeto de infraestrutura concluído para garantir a utilização de bicicletas no Município no valor de R$ 17 milhões, conforme prevê o último orçamento. Ele disse que esse projeto requer um investimento muito alto, e que a Administração Municipal, por enquanto, vem empregando recursos, dentro de suas possibilidades, na ampliação de ciclovias nos bairros de Mangabeira, Valentina Figueiredo, Timbó, entre outros.

O projeto prevê, além da ampliação de ciclovias, implantação de sinalizações pesadas, tanto horizontal quanto vertical; criação de bicicletários em vários pontos da cidade; e pavimentação asfáltica em algumas ruas construídas com paralelepípedos. “É um investimento muito grande. No Momento, a prefeitura vem fazendo o que pode com recursos próprios”, completou.

Nilton apresentou números de implantação de ciclovias na cidade nos dois últimos anos. Em 2011, de acordo com ele, foram implantados 24,8 km de ciclovias, enquanto que de 2011 a 2012 foram construídas 24,7 km. Ainda estão para serem implantados 77,9 km de ciclovias.

O vereador Geraldo Amorim, autor da propositura, disse que esses seminários e sessões especiais têm como objetivo debater o tema, e ao mesmo tempo estabelecer um cronograma de ações, para que a Câmara e as entidades interessadas possam contribuir para a transformação de João Pessoa em uma cidade mais sustentável, com um trânsito mais seguro, garantindo tranqüilidade e conforto à população. Amorim ressaltou que, a partir desse debate inicial, será elaborado um documento, com a participação da Semob, entidades e a sociedade civil organizada, para que se construam alternativas de transportes como essa que não poluam nem prejudiquem o meio ambiente.

“Uma bicicleta na rua é um carro a menos no tráfego. Vamos diminuir os engarrafamentos, a poluição, e adotar políticas para melhorar a saúde da nossa população”, acrescentou o parlamentar.

Outras representações

A representante do Movimento Massa Crítica da Paraíba, Patrícia da Cunha Montano, propôs a realização mensal de debates como esse na Câmara, para que surjam novas propostas e idéias que conscientizem a sociedade sobre a importância da utilização de bicicletas e, com isso, o aparecimento de mais ciclistas na cidade. Ela contou que, toda a última sexta-feira de cada mês, o movimento se reúne para desenvolver atividades de conscientização junto à população, como passeios ciclísticos, panfletagem e debates.

“A nossa idéia com essas campanhas é conscientizar e estimular as pessoas a utilizarem mais as bicicletas como alternativa de transporte em substituição aos veículos automotores”, ressaltou. Entre as principais atividades do grupo, formado hoje por quase 300 pessoas, está colocar adesivos luminosos em bicicletas que trafegam sem nenhuma identificação luminosa, ação que pode dar mais segurança aos ciclistas e evitar acidentes.

Outro representante do Movimento, Tavorá Araújo Lira, lembrou que, durante a campanha para prefeito, os candidatos se comprometerem, através da assinatura de um documento, a apoiar o uso da bicicleta como alternativa de transporte público. O Massa Crítica é um Movimento que existe em todo o mundo.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rosinaldo Pereira, considerou importante a política de conscientização do uso das bicicletas, mas admitiu que nunca daria a um filho seu um transporte como esse, por causa do perigo e da atual falta de segurança no trânsito. Já o inspetor Gledson Augusto Ferreira, presidente da Comissão Regional de Ensino do Trânsito da PRF, apresentou um quadro de ocorrências de acidentes envolvendo ciclistas nas rodovias em 2011 e 2012. Segundo ele, o número de ocorrências é muito pequeno, porque atualmente as pessoas estão substituindo as bicicletas por motonetas e motos.

Como uma das alternativas para ampliar a quantidade de ciclovias, Gledson sugeriu que a Semob diminuísse as calçadas, por exemplo, na avenida Epitácio Pessoa. “Existem calçadas com cinco ou seis metros. Os órgãos competentes poderiam diminuir pelo menos um metro e meio dessas calçadas para implantar as ciclovias”, argumentou.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Município, Tiago Pacheco, falou dos avanços que a Prefeitura obteve nessa área, destacou as ações que ainda estão em andamento, e reconheceu, entre outras coisas, o projeto que deverá ser implantado na Avenida Epitácio Pessoa para aumentar as ciclovias e conscientizar a população pessoense com relação a importância de estimular o ciclismo.

O Seminário contou ainda com a presença de Jovino Costa, representando o Grupo de Aventureiros Pedal; o empresário e ciclista Arthur Bezerra; tenente-coronel do Batalhão de Trânsito da PM, Paulo Sérgio; capitão PM, Brito, representando o Policiamento Ciclístico; além de simpatizantes e esportistas.

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