quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Educação, esporte e cultura são discutidos na Câmara Municipal

A mobilização da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático e dos agentes culturais garantiu a participação popular na segunda audiência de apreciação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013, na tarde desta terça-feira (27). A discussão foi sobre a previsão de investimentos para a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria de Esporte e Juventude (Sejer), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Fundo Municipal de Cultura (FMC), no Plenário Senador Humberto Lucena, Câmara Municipal de João Pessoa.

Conselheiros do OD, lideranças comunitárias e agentes culturais não só participaram da audiência, como também utilizaram a tribuna para questionar, cobrar e avaliar os investimentos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A delegada do OD, Marlene Alves, explanou sobre o descaso da juventude com o patrimônio público. “O patrimônio é nosso. É um trabalho de formiguinha, porém, necessário. Precisamos alertar pais e educadores sobre o impacto do vandalismo no patrimônio público”, disse.

Representante da região de Mangabeira, a conselheira Nilda Passione destacou a importância de se promover a cultura além dos calendários oficiais. “Precisamos preservar nossa identidade, nosso jeito de ser povo, para além de calendário oficial. Mas a cultura só é preservada quando a memória do nosso povo também é”, enfatizou.

O ator e diretor Daniel Porpino fez questionamentos sobre os investimentos de cultura e reforçou que o movimento cultural de João Pessoa quer andar de mãos dadas com a gestão pública para discutir alternativas, projetos e formas de promover a cultura e reforçar a identidade cultural de João Pessoa.

O secretário executivo do Orçamento Democrático, Rômulo Halysson, destacou que as críticas e falas são legítimas, e a forma de reforçar esse diálogo é trazer os conselhos de controle social para discutir, com a gestão pública e o legislativo, os investimentos dos recursos públicos.

As audiências em que são discutidos os investimentos da LOA 2012 prosseguem até esta sexta-feira (30). Nesta quarta (28), o enfoque é dado na Emlur; no Fundo Municipal dos Direitos Difusos do Consumidor; Procon-JP; Secretaria da Receita Municipal; Instituto de Previdência do Município (IPM); Procuradoria Geral do Município; Secretaria de Finanças; Secretaria da Administração; Gabinete do Prefeito; Secretaria Governamental e de Articulação Política.

Secom/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário