segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sedurd poda árvores e organiza comerciantes para Romaria da Penha

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), deu início aos trabalhos de poda e ordenamento dos comerciantes para a 249ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontece neste sábado (24).

Já foram podadas 73 mangueiras localizadas na Avenida João Machado, onde fica a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, local de concentração de muitos fiéis. Durante o trajeto, que segue pela Avenida Pedro II, outras seis árvores passaram pelo mesmo processo. Nesta quarta-feira (21), a poda programada acontecerá em toda a extensão da Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira, e será concluída no entorno do Santuário da Penha.

Para garantir a segurança dos romeiros durante o trajeto de 14 quilômetros da procissão, a Sedurb trabalha com uma equipe composta por 12 podadores e um engenheiro agrônomo. “No Santuário da Penha, serão podados os galhos de castanholas, aroeiras da praia e leucenas, entre outras espécies de árvores”, disse o chefe da Divisão de Paisagismo da Sedurb, Anderson Fontes.

Comerciantes – Este ano, a Sedurb optou por não realizar a inscrição dos comerciantes para as atividades relacionadas à Romaria de Nossa Senhora da Penha. De acordo com a Diretoria de Serviços Urbanos (DSU) da Sedurb, os agentes de controle urbano farão a organização dos ambulantes durante o trajeto.
Na área do entorno do Santuário da Penha, local final da caminhada e onde será realizada uma missa campal, os comerciantes cadastrados pela Associação Comunitária da Praia da Penha poderão se instalar.

“Estamos cadastrando 50 comerciantes para a Avenida principal da praia da Penha. Contamos com a parceria da Sedurb para garantir que eles trabalhem com segurança e dignidade, sem exercer concorrência desleal ou comercializar produtos proibidos”, disse o presidente da Associação, Janduy Mendonça.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Cadastramento da Sedurb, Aldeci Santos, a Sedurb acompanhará, a partir desta quarta, a montagem das estruturas das barracas e orientará os comerciantes. “Os ambulantes precisam seguir algumas normas para desenvolver suas atividades durante os eventos realizados no espaço público. É proibido, por exemplo, o uso de recipientes de vidro, churrasqueiras e outros artefatos inflamáveis que possam provocar acidentes”, esclareceu.

Pontos fixos – Nos pontos fixos da Romaria, a exemplo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e do Santuário de Nossa Senhora da Penha, 40 agentes de controle urbano farão a segurança do local. “A fiscalização será feita por 15 agentes, com apoio de homens da Polícia Militar”, destacou Fernando Antônio Oliveira, diretor de Controle e Postura da Sedurb.

Histórico – O português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saíra do Norte em direção à Europa. No Litoral paraibano, ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú – hoje praia da Penha.

Como prometido, a construção da terceira capela no Brasil para Nossa Senhora da Penha foi feita. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda, construída em 1635 pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, foi erguida na Freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro. A Romaria da Penha é realizada sempre no último domingo de novembro.
Secom/jp

Nenhum comentário:

Postar um comentário