No primeiro dia de discussões, representantes da Secretaria
de Saúde (SMS), Instituto Cândida Vargas e Fundo Municipal de Saúde leram toda
a previsão de gastos para o próximo ano. Quando todas as secretarias passarem
pelo plenário da CMJP, os vereadores terão um prazo para apresentar emendas e
então votar a LOA. A expectativa é de que a votação aconteça até o dia 20 de
dezembro deste ano.
Para o titular da Secretaria Executiva do Orçamento
Democrático, Rômulo Halysson Oliveira, é importante que se escute o que a
população tem a dizer sobre a previsão orçamentária. “Lembramos que o orçamento
não é impositivo e sim planejado e discutido. Temos que contemplar todas as
demandas, mas lembrando que deve existir um equilíbrio entre o que é arrecadado
e o que é gasto”, disse.
LOA - A base para o texto da LOA é a Lei de Diretrizes
Orçamentárias, que foi aprovada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)
em junho deste ano. O orçamento previsto é de pouco mais de R$1,8 bilhão. De
posse do texto, os vereadores abriram cinco audiências públicas para que a
população possa ser ouvida sobre os investimentos que nortearão a administração
do próximo ano.
A LOA é um planejamento anual que o governo municipal
realiza para uma previsão orçamentária, que irá nortear os gastos durante todo
o ano. A Lei também é reflexo das audiências do Orçamento Democrático (OD),
realizadas nas 14 regiões orçamentárias entre fevereiro e abril deste ano.
Ao término de todas as sessões na CMJP, haverá um prazo, até
o dia 12 deste mês, para que sejam apresentadas possíveis propostas de emenda a
LOA.
Calendário de audiências públicas:Dia 27 (terça-feira)
Secretaria da Educação e Cultura; Secretaria da Juventude,
Esportes e Recreação; Fundo Municipal de Cultura; Fundação Cultural de João
Pessoa; Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Dia 28 (quarta-feira)
Emlur; Fundo Municipal dos Direitos Difusos do Consumidor;
Procon-JP; Secretaria da Receita Municipal; Instituto de Previdência do
Município (IPM); Procuradoria Geral do Município; Secretaria de Finanças;
Secretaria da Administração; Gabinete do Prefeito; Secretaria Governamental e
Articulação Política.
Dia 29 (quinta-feira)Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Turismo; Secretaria de Habitação Social; Fundo de Urbanização (Fundurb); Fundo Municipal do Meio Ambiente; Fundo Municipal de Fomento à Habitação; Secretaria de Infraestrutura; Secretaria de Planejamento; Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Superintendência de Mobilidade Urbana.
Dia 30 (sexta-feira)
Secretaria do Trabalho, Produção e Renda, além da Agência do
Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Secretaria do Desenvolvimento Social;
Fundo Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente; Fundo Municipal da
Assistência Social; Fundo de Desenvolvimento do Município; Superintendência da
Guarda Municipal; Gabinete de Comunicação Social; Secretaria de Transparência;
Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres.
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