segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Governador anuncia ações contra discriminação racial

Um conjunto de ações de promoção da igualdade racial e da cidadania da população negra da Paraíba foi lançado nesta segunda-feira (19) pelo Governo do Estado. Em solenidade de abertura das comemorações da das comemorações da Consciência Negra, realizada no Centro Cultural São Francisco, o governador Ricardo Coutinho assinou decreto para inclusão do quesito cor/raça nas fichas de atendimento e prontuários das secretarias e órgãos do Governo. Ele anunciou ainda um serviço de telefone específico de disque-denúncia contra discriminação racial.

Ricardo Coutinho constatou que a Paraíba tem 58.5% de sua população constituída por negros e pardos, além de mais de 2.400 famílias de origem quilombola, enfantizando que, por isso, “precisa ter políticas consistentes que efetivamente afastem o preconceito, construam outra lógica de convivência e tragam para essas populações o devido respeito que é necessário a qualquer ser humano”.

O governador afirmou que o Governo do Estado trabalha essa temática principalmente na educação porque é uma questão de mentalidade e de consciência. “O programa A Cor da Cultura é fundamental. Nós vamos trabalhar a temática racial dentro das escolas. São mais de 400 mil alunos que estão tendo acesso a esse tipo de discussão”, observou, comentando que esse contingente, ao lado de 25 mil professores e seus familiares pode atuar como  agentes multiplicadores de uma mensagem devendo chegar a 2 milhões de paraibanos, ou seja, mais da metade de sua população.

Decreto – Ao comentara assinatura do decreto, a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, destacou que é esencial que as políticas públicas possam identificar o número de negros que são assistidos nessas políticas de promoção da igualdade social para melhor planejar essas ações.

Por sua vez, a secretária do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, destacou que o programa Pro-Jovem Trabalhador oferta 7 mil vagas e prioriza jovens negros. Um outro trabalho desenvolvido com as comunidades quilombolas  é o acesso ao registro civil dessas pessoas.

Na solenidade o secretário de Cultura Chico César anunciou a Orquestra do Programa de Inclusão pela Música e pelas Artes (Prima), de Cabedelo, que tocou Asa Branca e Mulher Rendeira. Os alunos Iury e Ana Isabel, de duas escolas públicas da cidade de Santa Luzia também foram atrações com monólogo e dança.

Blog com Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário