segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Escola realiza mostra cultural e lembra Dia da Consciência Negra

Apresentações de dança, música, teatro, cordel e exposição de cartazes e maquetes vão compor a 24ª Mostra Cultural da Escola Municipal Fenelon Câmara, no bairro Ernesto Geisel, nesta terça-feira (20). Com o tema central baseado no Projeto Dias Melhores, o evento contará com uma série de atividades, das 8h às 16h. O encerramento será no anfiteatro da Praça do Geisel, com encenações celebrando o Dia da Consciência Negra. 

Durante o evento, no ginásio poliesportivo, estarão os estandes. Ao mesmo tempo, em sala de aula, haverá um rodízio de atividades. Cada turma ficou responsável por um subtema, e vai transmitir os conhecimentos adquiridos para os colegas em forma de cartazes, jograis, poesia e painéis.

Segundo a diretora da unidade de ensino, Lucidalva Alves, as atividades foram divididas de acordo com a idade do alunado. Alunos do 6º ano ficaram com o eixo @migos.com e vão produzir material sobre relacionamentos; do 7º e 8º ano, o tema será Viver Teen, por meio do qual vão discutir sobre saúde física, psíquica e social; por fim, o 9º ano desenvolverá o eixo Fala Sério!, com perspectivas de futuro, carreira e vocação. “Além de propiciar o protagonismo estudantil, o evento pretende desenvolver hábitos e atitudes saudáveis e de valorização à vida”, disse ela.

 Dia da Consciência Negra – Estabelecida pelo projeto lei número 10.639/2003, a escolha pelo dia 20 de novembro se deu porque, nesta data, em 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O dia serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante a história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos do Brasil.
Secom/jp

Nenhum comentário:

Postar um comentário