quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Combate às drogas é abordado durante sessão ordinária na CMJP

O vereador Raoni Mendes (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22), para abordar o combate às drogas na cidade. Na ocasião, o parlamentar apresentou um Voto de Aplauso ao jornalista Eliabe Castro pelo seu texto “Dante e o inferno do crack”, escrito em sua coluna no site “Parlamento PB”.

O jornalista aborda a questão das drogas, com ênfase no crack, em um texto que passa por referências a obras da literatura mundial, como Dante Alighieri (A Divina Comédia) eJorge Amado (Capitães de Areia), e vai traçando paralelos com a situação crítica em que se encontra o centro de João Pessoa, com seus personagens drogados e prostituídos, em uma punição a toda a sociedade. Ele ainda afirma haver um holocausto com o extermínio sistemático de crianças, jovens, adultos, mulheres e homens atados ao vício destruidor. O jornalista também cobrou medidas extremas para a solução do problema.

“Parabenizo o jornalista pelo olhar tão claro sobre o diagnóstico da situação dos usuários de drogas em nosso município. Precisamos que esta Casa tome essa questão como bandeira institucional, e não só uma ação individual de cada vereador. A Câmara precisa de uma posição combativa em relação às drogas. Precisamos de ações socioculturais, educativas e esportivas para definir novas direções para nossos jovens. Acima de tudo, temos que buscar atos de solidariedade, porque sei que ninguém segura um coração solidário”, comentou Raoni.

Diversos vereadores falaram sobre o tema durante a sessão. Em seus apartes, os vereadores Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), Tavinho Santos (PPS) e Fernando Milanez (PDT) parabenizaram o jornalista pelo texto, e corroboraram com as ideias de Raoni. Eles enfatizaram a necessidade de uma grande ação parlamentar, que se empenhe em uma luta efetiva de combate ao vício das drogas na cidade.

O vereador Geraldo Amorim (PDT) lamentou que o Conselho Municipal de Políticas Públicas Contra as Drogas não tenha conseguido grandes avanços na luta contra as drogas, embora tenha realizado grandes ações de conscientização sobre o tema. Ele ainda cobrou mudanças na sociedade consumista para “exterminar as drogas, que são uma chaga da sociedade, que vem exterminando os jovens”.

Os “Comitês Anti Drogas” foram lembrados pelo vereador Bruno Farias (PPS), que enfatizou sua importância, afirmando que os comitês conseguem combater o mal das drogas de forma proativa. Já o vereador Sérgio da SAC (PSL) baseou seu pronunciamento no combate às drogas lícitas como o álcool, que segundo ele, é a porta de entrada para as outras drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário