segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pedido de paz marca atividades do Dia Estadual do Trânsito Consciente


Alunos de 11 escolas públicas e privadas de João Pessoa participaram, na manhã desta segunda-feira (12), de uma caminhada com pedido de paz no trânsito. A mobilização marcou as atividades do Dia Estadual do Trânsito Consciente. A data foi instituída pelo governador Ricardo Coutinho com o objetivo de promover campanhas educativas para chamar atenção sobre direitos e deveres dos pedestres, motoristas, ciclistas, motociclistas e passageiros.

 

Na capital, a concentração começou às 8h, em frente à Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), em Mangabeira I, com apresentação de bandas e fanfarras e distribuição de material educativo. Por volta das 9h, os participantes seguiram pela Avenida Josefa Taveira até o Mercado Público de Mangabeira.

 

A atividade, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), teve a participação de representantes de todos os órgãos de trânsito e Segurança Pública.

 

Durante a manifestação, representantes da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Samu, Secretaria Estadual de Saúde, Centro de Ensino da Polícia Militar, Batalhão de Policiamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Solidária, Guarda Municipal, Semob, Funad, DER, Sindicato dos Taxistas, SEST-SENAT, Denit, Polícia Rodoviária Federal, OAB, CNEC e outras instituições parceiras na luta pela paz no trânsito fizeram pronunciamentos e convocaram a sociedade paraibana para a construção de um trânsito melhor.

A caminhada foi encerrada, pouco depois das 10h da manhã, com um minuto de silêncio e momentos de oração pelas vítimas do trânsito. No próximo dia 18 de novembro, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, será celebrada uma missa, às 17h, na Igreja Menino Jesus de Praga, na Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly, nos Bancários.

 
Campina Grande – Na cidade, a data também foi marcada por uma caminhada com participação de representantes de órgãos de trânsito e estudantes. A concentração, que começou às 7h30, no Bairro das Malvinas, seguiu pela Rua das Umburanas e foi encerrada na Rua Jamila Abrahão Jorge.

 
A ação foi realizada em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Companhia de Trânsito de Campina Grande (CPTran),  Corpo de Bombeiros,  Secretaria Municipal de Educação,  3ª Regional de Ensino,  Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SEST/SENAT/SENAI), Polícia Rodoviária Federal (PRF), centros de formação de condutores (CFC’s) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

Redução de acidentes - No Dia Estadual do Trânsito Consciente, os órgãos de trânsito comemoram a redução da violência no trânsito da capital. O último balanço, divulgado pelo Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, revelou que o número de vítimas de acidentes de trânsito atendidas entre janeiro e outubro deste ano, caiu 9,21%, em comparação com o mesmo período de 2011.

No acumulado de 2012, foram realizados 7.143 atendimentos às vítimas de acidentes de automóvel, motocicleta, ônibus, bicicleta e atropelamentos, número quase 10% menor do que o registrado nos 10 primeiros meses do ano passado, que chegou a 7.868 atendimentos.

A redução foi impulsionada pela queda no número de acidentados de motocicleta, que teve um decréscimo de 9,76% entre janeiro e outubro deste ano em comparação com 2011. As vítimas de acidentes de ônibus tiveram redução ainda maior, passando de 76, em 2011, para 34 neste ano (-55,26%), seguidas pelos acidentes de automóvel, que registraram queda de 7,70% (de 1.064 para 982 casos).

 A redução no número de acidentes de trânsito está associada a investimentos em campanhas educativas e ações de policiamento, com destaque para a Operação Lei Seca, lançada no dia 21 de setembro deste ano pelo Governo do Estado, com o objetivo de integrar e intensificar as ações do Detran e do BPTran.

 
Desde o lançamento, no dia 21 de setembro, a Operação Lei Seca já flagrou 410 motoristas paraibanos dirigindo embriagados. Somando com as fiscalizações realizadas pelo Detran e BPTran desde janeiro, o número de flagrantes sobe para 1.332.

Nenhum comentário:

Postar um comentário