segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Conselho vai gerir Área de Proteção Ambiental do Roncador

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Roncador, localizada entre os municípios de Bananeiras, Borborema e Pirpirituba, na região do Brejo, vai ser gerida por um Conselho, após aprovação do Conselho de Proteção Ambiental (Copam). A deliberação foi publicada no Diário Oficial do Estado, em 11 de novembro, e é uma iniciativa pioneira na Paraíba. O  conselho gestor vai funcionar como auxiliar do órgão responsável pela área que, atualmente é a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), e vai possibilitar a integração com a população e com as ações realizadas em seu entorno.

Através da criação do Conselho da Área de Proteção Ambiental do Roncador vai ser possível acompanhar a elaboração, a implementação e revisão do plano de manejo da Unidade de Conservação (UC). Passa a ser papel do conselho buscar a integração com as demais unidades e espaços territoriais especialmente protegidos, como também com seu entorno, além de compatibilizar os interesses dos diversos segmentos sociais relacionados à unidade.

Outro papel de extrema importância desse conselho está na avaliação do orçamento da unidade e do relatório financeiro anual elaborado pelo órgão executor, que trata dos objetivos da UC. O Conselho da APA do Roncador pode se manifestar sobre obras ou atividades potencialmente causadoras de impacto na UC, em sua zona de amortecimento, mosaicos ou corredores ecológicos, além de propor diretrizes e ações para integrar e otimizar a relação com a população do entorno ou do interior da unidade.

Localização - A Área de Proteção Ambiental Roncador (APA) foi criada pelo decreto estadual nº. 27.204 de junho de 2006, e em conformidade com Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) Lei nº. 9.985, de 18 de julho de 2000, a APA do Roncador tem 6.113 hectares, formados por vegetação de mata atlântica, relevo irregular, com serras, vales e ravinas, e a famosa cachoeira do roncador, um dos locais mais visitados da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário