segunda-feira, 9 de abril de 2012

Semana será de alerta sobre câncer da próstata

Uma sessão especial, a partir das 16h00, dará início oficialmente à Semana de Prevenção do Câncer da Próstata, numa iniciativa inédita da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. A sessão será aberta pelo presidente da ALPB, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), autor da propositura que instituiu a semana, como forma de chamar a atenção para os cuidados do homem com a saúde.

Há duas semanas, a ALPB deflagarou a campanha na mídia, com a exibição de outdoors pelas ruas de João Pessoa, chamando a atenção para as atitudes preventivas que podem ser tomadas por potenciais vítimas da doença. "Vergonha é não tocar no assunto", alerta os outdoors. Nas emissoras de TV também estão sendo exibidos VTs convocando a população masculina para participar da campanha de prevenção.

Equipes multisetoriais vão trabalhar, de 9 a 14 de abril, nos esclarecimentos da população sobre o câncer de próstata. Panfletos com o mesmo tema dos outdoors estarão sendo distribuídos em cidades-pólos, com alertas sobre o câncer de próstata e com indicações onde encontrar um acompanhamento médico especilizado em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa, Patos e Cajazeiras.

Nesses municípios, aliás, serão realizadas sessões especiais em conjunto com as Câmaras de Vereadores, dando início à uma campanha de prevenção junto aos homens, tentando quebrar, sobretudo, o medo e a indiferença para os exames necessários. O presidente da ALPB disse que o Legislativo tem um compromisso com a sociedade e que a Semana de Prevenção do Câncer de Próstata é um alerta. "Quanto mais esclarecido, mais prevenção o homem terá e se cuidará melhor. Nossa intenção foi quebrar essa barreira da desconfiança e da falta de informação", disse Ricardo Marcelo.

A campanha educativa é sobre os cuidados que o homem deve ter com a saúde como forma de prevenir e evitar o câncer de próstata. Também haverá atividades no Ponto de Cem Réis, no centro de João Pessoa, onde será montado um stand com exposição de material informativo e distribuição de panfletos.

A Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata, tem a programação coordenada pela Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), que tem como presidente dona Crisneilde Rodrigues, esposa do presidente da Assembleia Legislativa, e acampanha formatada pelo Departamento de Cultura da ALPB, sob a responsabilidadede Cida Lobo.

A Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata foi definida a partir de propositura apresentada em 2009 pelo deputado Ricardo Marcelo e que o Governo do Estado ficaria obrigado a realiza-la. Como presidente da ALPB, Ricardo Marcelo decidiu que a Mesa Diretora encamparia essa ideia e levaria a campanha às cidades-pólos do Estado.



Portal AL/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário