quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ministério da Agricultura começa análise em cachaças produzidas na Paraíba‏

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da Superintendência Federal da Agricultura na Paraíba, iniciou visitas aos engenhos paraibanos, este mês, para aplicação de questionários e coleta de amostra a fim de identificar presença de sustância contaminante nas cachaças fabricadas no estado. As visitas serão encerradas no dia 30 de abril.
A aplicação de questionários e coletas fazem parte do Programa de Monitoramento Nacional da Qualidade da Cachaça e Aguardente de Cana promovido pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Na Paraíba, o Ministério determinou visitas a engenhos em cinco cidades, contempladas através de sorteio: Mamaguape, Areia, Bananeiras, Alagoinha e Alagoa Nova.
O objetivo principal do programa é identificar a ocorrência e percentuais da substância Carbamato de Etila nas cachaças analisadas. O Carbamato é uma substância contaminante que se consumida em excesso causa riscos à saúde.
O Fiscal Federal Agropecuário, Gecemar Cordeiro, afirmou que o projeto buscará uma estratégia eficaz para “controlar uma substância contaminante e evitar que o produto final fabricado nos engenhos chegue as mãos do consumidor com problemas”.
A avaliação do material coletado assim como dos questionários será feita pelo Ministério. A Coordenação Geral de Vinhos e Bebidas, em Brasília, ficará responsável por comparar as respostas dos questionários com os resultados da investigação laboratorial feita nas cachaças e assim produzir o diagnóstico final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário