quinta-feira, 12 de abril de 2012

ALPB recebe estudantes para debater passe livre nos ônibus‏

As galerias e corredores da Assembleia Legislativa da Paraíba foram ocupados na manhã desta quinta-feira (12.04) por estudantes secundaristas, que promoveram um protesto pacífico em defesa do passe livre no transporte coletivo. O movimento dos estudantes provocou a suspensão da sessão ordinária, retomada em seguida com um debate com a participação de uma comissão formada por lideres classistas do movimento estudantil.
O deputado Brancos Mendes (DEM), que presidiu os trabalhos em plenário, informou que a decisão de transformar a sessão em um debate foi tomada em comum acordo com os parlamentares que se encontravam em plenário. “Essa é a Casa de Povo e o movimento dos estudantes é legítimo. Por isso, não poderíamos deixar abrir o debate em plenário”, argumentou.

A classe estudantil foi recebida primeiramente pelo deputado Raniery Paulino (PMDB), a qual foi entregue a lista com os nomes dos integrantes da comissão que participou do debate. “É sempre motivo de alegria quanto esta Casa, legítima representante do povo paraibano, recebe segmentos da sociedade para debater seus problemas. E isso é a função social deste poder”,comentou Raniery.
 
O líder classista Atamir Marcos, presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) reafirmou que a classe está mobilizada para conseguir o passe livre no transporte coletivo, ao tempo que luta pela manutenção do pagamento da taxa da carteira de estudante, cujo valor é a única fonte de renda para manter as entidades e o movimento estudantil. “Estamos aqui para defender os nossos direitos, nossa história”, declarou.

A estudante Aline Leite, presidente da Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (APES), disse que a luta da categoria não está em confronto direto dom a lei do deputado Gervásio Maia (PMDB), a qual garante carteira gratuita para os estudantes. Contudo, ela explicou que é preciso que o governo, que vai arcar com a despesa, conforme a Lei, teria que repassar algum valor para as entidades, sob pena de acabar com o movimento estudantil. 

“Se o governo pagar as carteias mas não repassar recursos as entidades, não teremos dinheiro para manter vivo o movimento estudantil”,assegurou a presidente Aline Leite.
O debate foi encerrado com o discurso do deputado Jandhy Carneiro (PPS), que sugeriu a realização de uma audiência pública, a ser realizada na Casa. “Pela importância do assunto, precisamos debater a questão com a presença de outros segmentos da sociedade paraibana, a exemplo do setor de transporte, e do governo. Por isso, nada melhor do que uma audiência pública”, justificou.
  
Codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário