terça-feira, 10 de abril de 2012

Deputados ressaltam campanha de prevenção ao câncer de próstata‏

A “Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata”, uma campanha preventiva deflagrada pelo Poder Legislativo da Paraíba, foi o assunto da sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (10.04), na Assembleia Legislativa. O tema foi levado à Tribuna da Casa de Epitácio Pessoa pelos deputados José Aldemir (DEM), Olenka Maranhão (PMDB), Vituriano de Abreu (PSC), e Toinho do Sopão (PTN). 

O deputado e médico José Aldemir informou que o câncer de próstata é curável, mas, para tanto, precisa ser diagnosticado o mais cedo possível. Ele acrescentou que o exame denominado “toque retal”ainda é o mais eficiente para um diagnóstico precoce da doença. “Infelizmente, o machismo ainda persiste no país, especialmente no Nordeste. Por preconceito, os homes insistem em adiar esse tipo de exame. Mais do que isso, muitos não querem nem tocar no assunto”, revelou.

José Aldemir parabenizou o Poder Legislativa pela deflagração da campanha, acrescentando que o objetivo é “abrir os olhos dos homens para a importância do assunto em pauta, principalmente pelo fato de sensibilizar o público masculino da importância do exame de toque retal, como principal arma preventiva do câncer de próstata”. 

Opinião semelhante foi externada pelo também deputado e médico Vituriano Abreu, que chamou a atenção do público masculino para a importância da Campanha. Ele também parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa. “Quero parabenizar a Assembleia Legislativa por tão oportuna campanha”, disse.

Já o deputado Toinho do Sopão revelou, da tribuna da Assembleia Legislativa, que fez o exame de toque retal, de forma preventiva. Ele afirmou que o exame “não é constrangedor” e que preconceito não pode persistir junto ao público masculino, sob pena de muita gente tornar-se vítima de câncer de próstata. “Posso garantir aos homens que o exame não é constrangedor. Pelo contrário, o exame é o meio eficaz de revelar em primeira mão se o homem tem ou não a doença”, comentou.

O assunto também foi levado à Tribuna pela deputada Olenka Maranhão, que parabenizou a Casa de Epitácio Pessoa pelo lançamento da campanha preventiva ao câncer de próstata. “De forma oportuna, a Assembleia Legislativa lança uma campanha preventiva voltada para o público masculino. Público, aliás, mais resistente aos exames preventivos. Por isso, quero parabenizar a atual mesa diretora da casa por tão importante iniciativa”,declarou.

Há duas semanas, a ALPB deflagrou a campanha na mídia, com a exibição de outdoors pelas ruas de João Pessoa, chamando a atenção para as atitudes preventivas que podem ser tomadas por potenciais vítimas da doença. "Vergonha é não tocar no assunto", alerta os outdoors. Nas emissoras de TV também estão sendo exibidos VTs convocando a população masculina para participar da campanha de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário