quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Secretarias estaduais realizam palestras sobre câncer de mama

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) e a Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) dedicaram esta quarta-feira (26) à realização de palestras sobre o câncer de mama, dentro da programação do “Outubro Rosa”, uma campanha que acontece mundialmente pela prevenção da doença.

Na PGE, a palestra “Paraíba feminina contra o câncer sim senhor”, a ser proferida pela mastologista Joana Marisa de Barros, vai abordar a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, prestar informações sobre ações de saúde e alertar para a necessidade de redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. A palestra que será acontece às 16h, no auditório da PGE, e é destinada a todos os servidores da Procuradoria e demais órgãos que funcionam no edifício, na Avenida Epitácio Pessoa, João Pessoa

Na manhã desta quarta, no térreo do Bloco II do Centro Administrativo do Estado, a palestrante foi a dentista Marie Malzac, que teve câncer de mama e tem dado testemunho de sua experiência por meio da ONG Amigos do Peito. No evento, ela revelou que a doença a deixou muito abatida. “E a depressão faz o câncer avançar”, disse. Leiga no assunto, Marie pesquisou bastante, administrou o estresse e partiu para o tratamento, que culminou na cirurgia das mamas. “O câncer tem tratamento e tem cura, o importante é detectar precocemente”, alertou.

Ela destacou que os homens também devem se prevenir. O preconceito, a má qualidade de vida e a falta de informação sobre o câncer de mama também atingem o sexo masculino – as estatísticas apontam que, para cada 80 mulheres com câncer, um homem desenvolve a doença. “A conscientização deve ser também dirigia aos homens”, disse o secretário da Sedap, Marenilson Batista da Silva.
‘Outubro Rosa’ – Ainda dentro da programação da campanha, no próximo sábado (29), haverá o “Dia do Amigo do Peito”, com a realização de mamografias em mulheres previamente triadas. No domingo (30), haverá a caminhada do movimento “Amigos do Peito”, partindo do Busto de Tamandaré, em Tambaú, às 7h30, até o Jangada Clube.

Outras atividades vêm sendo realizadas dentro da campanha, como a mobilização de servidores, por meio do uso de uma peça rosa, ou de camisetas da campanha (à venda na Clínica Pró-Mulher, Avenida Epitácio Pessoa, 595) e de “pit stops” nas principais avenidas de João Pessoa e nas cidades do interior, com tarefas educativas em escolas e em feiras livres, aos sábados.

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional que começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, estimulando a participação da população, entidades, governos e empresas na luta contra o câncer de mama. As ações visam conscientizar sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Toda mulher acima de 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter as mamas examinadas, uma vez ao ano. E as que possuem entre 50 e 69 anos devem se submeter a cada dois anos à mamografia. Todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, garantida pela Lei 11.664/2008.
Também integram a campanha a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC).

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário