sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Governo certifica 543 concluintes em curso técnico de agentes de saúde


Os agentes que concluíram a I Etapa do Curso de Formação Técnica dos Agentes Comunitários de Saúde, oferecido pelo Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), vão receber os certificados em solenidade neste sábado (22), às 13h30, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Os 543 formandos são trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de 44 municípios paraibanos.

Essa etapa do curso, que teve uma carga horária de 400 horas, foi organizada em três eixos temáticos: "O processo de organização dos serviços e a municipalização como estratégia de construção e fortalecimento do SUS, a partir de um modelo voltado para a prevenção e promoção da saúde”; "O processo de trabalho em Saúde, tendo a estratégia de saúde da família como eixo estruturante do atual modelo de saúde” e "A vigilância em saúde e a importância do sistema de informação para implementação de políticas públicas locais”.

O objetivo da formação é promover a qualificação do agente comunitário de saúde (ACS) para desenvolver suas atividades na comunidade com competência, fortalecendo os serviços de saúde. Ilka Liêta Nunes Marques e Maria de Fátima Alves Araújo foram as instrutoras do curso para os 28 trabalhadores de Quixaba, Cacimba de Areia, Baraúnas, e Passagem. "O curso fez grande diferença nas comunidades atendidas por estes profissionais”, disse Ilka.

Segundo ela, os planos de ação, resultantes do curso, foram apresentados pelos próprios trabalhadores, nos quatro municípios, aos prefeitos, vereadores, secretários de saúde e educação e a comunidade. "Sugerimos aos ACS que solicitassem das autoridades constituídas a inclusão desses planos nos Planos Plurianuais dos municípios, para que as melhorias sejam implantadas nas comunidades”.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário