segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Paraíba se prepara para Conferências de Políticas para as Mulheres

Julho de 2004 foi um momento importante para a mulher brasileira: a data marcou a realização da I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), com o objetivo de elaborar as diretrizes da política nacional para as mulheres. Na Paraíba, houve mobilização de grupos de mulheres e feministas, que basicamente envolveu três municípios: João Pessoa, Campina Grande e Santa Luzia.

Agora em 2011, a Paraíba e outros estados da federação estão em pleno processo de organização de mais uma conferência, com etapas municipais, estaduais e nacional. A mobilização, desta vez, é muito mais intensa. Se em 2007 foram realizadas seis conferências preparatórias para a estadual, este ano foram 33 - 25 municipais e oito regionais, envolvendo 87 municípios e um total de quase 3.500 três mil e quinhentas participantes.

Na Paraíba, as conferências municipais começaram no dia 10 de agosto no alto sertão do estado, no município de Cachoeira dos Índios. De lá seguiu uma maratona por todas as regiões do Estado. Durante mais de um mês, centenas de participantes formaram um leque representativo de praticamente todos os segmentos das mulheres paraibanas. Todas, independentemente de religião, orientação sexual, idade ou raça, participaram juntas pelos mesmos objetivos.
Depois de participar de quase todas as conferências municipais e regionais em todo o estado, a Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana Iraê Lucena fez um balanço desse momento otimista.

"Nossa avaliação é que, além do número de  municípios que participaram das conferências terem aumentado em relação às passadas, foi grande o número de gestoras e gestores municipais que se comprometeram em criar um organismo de políticas para as Mulheres.  Um grande avanço!”, comemorou a secretária.

blog com secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário