terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Romero ingressa com projeto que prevê mudanças no seguro de vida‏

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2932/11, do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), que cria nova cláusula abusiva relacionada ao contrato de seguro de vida. Rodrigues diz que“precisamos pacificar a questão em nível legal, evitando novas demandas”.

A matéria altera o Código de Defesa do Consumidor - CDC (Lei 8.078/90), que já prevê uma série de situações em que as cláusulas contratuais são nulas. Pela proposta, também é nula a cláusula que prevê o cancelamento do contrato em razão de não pagamento, sem que haja cobrança de juros pelo atraso e notificação do segurado.

O autor argumenta que sua intenção é trazer para o texto da lei um entendimento que já vem sendo adotado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Ao incluir a hipótese ora discutida no rol de cláusulas abusivas previstas no art. 51 do CDC, estaremos pacificando a questão em nível legal, evitando novas demandas junto ao Poder Judiciário”,afirma o parlamentar, ao citar caso de viúva que recebeu seguro de vida, mesmo sem o pagamento de parcelas vencidas. O pagamento foi negado pela seguradora, mas o STJ determinou que fosse beneficiado o segurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário