quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Melhorando a vida do Bebê: Hospitais do Estado realziam teste da orelhinha

Duas unidades de saúde da rede estadual, a Maternidade Frei Damião e o Hospital Edson Ramalho, realizam o exame “Emissões Otoacústicas Evocadas”, conhecido popularmente como o “Teste da Orelhinha”. Esse exame é simples, mas essencial para a vida do bebê, já que a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança.  De acordo com os especialistas, o bebê já escuta a partir do quinto mês de gestação, quando ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz.

O fonoaudiólogo Bruno Ribeiro de Oliveira, coordenador do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Edson Ramalho da Polícia Militar, explica que a audição é o sentido imprescindível para o inicio do desenvolvimento da linguagem. “A mínima perda da capacidade auditiva impede de receber adequadamente as informações sonoras, essenciais para a aquisição da linguagem. É por meio desse sentido e da experiência que as crianças têm com os sons, ainda na barriga da mãe, que se inicia o desenvolvimento com a linguagem”, explica.

O Hospital Edson Ramalho é um dos centros audiológicos de referência do Ministério da Saúde, pois nele são realizados exames necessários para diagnosticar a perda auditiva em recém-nascidos, crianças, adultos e idosos. No Edson Ramalho , são realizados em média cerca de 320 exames por mês, e a unidade de saúde também oferece uma gama de diagnóstico auditivo diferencial e um desses procedimentos é o teste da orelinha.

Na Maternidade Frei Damião, o teste da orelhinha é feito desde janeiro de 2008 e está é inserido no programa de triagem auditiva neonatal. Em 2011, até o mês de setembro, 3.123 crianças foram beneficiadas com o exame

Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário