sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Governo faz avaliação positiva de segurança na folia pré-carnavalesca

O Governo do Estado avaliou como positivo o esquema de segurança executado durante o período pré-carnavalesco, em toda a Paraíba. Nos festejos, sobretudo os realizados em João Pessoa, não houve nenhum registro considerado de gravidade, como homicídio. Para o feriadão de Carnaval, além do efetivo reforçado, com mais de sete mil policiais militares, civis e bombeiros militares, a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) contará com o apoio de câmeras móveis de monitoramento nas festas realizadas na praia de Jacumã, localizada no Conde, em Lucena e no Carnaval Tradição, na Capital.

Na manhã desta sexta-feira (17), o governador em exercício, Rômulo Gouveia, se reuniu com os secretários de Estado da Segurança e da Saúde, além do comandante geral da Polícia Militar, representantes da Defesa Civil e do Detran-PB, para analisar os trabalhos já realizados e traçar prioridades para o feriadão.

De acordo com Rômulo, as ações realizadas nos últimos dias foram tranquilas. "Estamos com o efetivo reforçado e inovando com monitoramento por meio de câmeras fixas e móveis. A novidade deu muito certo durante os blocos Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar, na Capital. Vamos estendê-lo durante o Carnaval para as festas do Litoral Sul e Norte, e ao Carnaval Tradição, em João Pessoa”, disse.

O titular da Seds, Cláudio Lima, enfatizou que o policiamento não estará apenas nos eventos carnavalescos, mas também nos bairros. "Além do reforço, seguimos com nosso efetivo normal. O Governo se empenhou para cobrir com remuneração a folga dos policiais e, com isso, temos equipes extras, todas prestando um excelente serviço, que já pôde ser constatado durante os blocos Virgens e Muriçocas. Com certeza, o Carnaval será um evento de alegria e de muita paz em todo o Estado”, disse.

O governador em exercício disse ainda que, até agora, os números da operação estão bastante positivos, se comparados ao mesmo período do ano passado. "Tanto na Segurança quanto na Saúde, pelo relatório preliminar que me foi apresentado, vi que tivemos ótimos números. Devemos consolidar todas as estatísticas na próxima quarta-feira para, em seguida, apresentá-las”, adiantou.

Principais festejos – Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, durante todo o Carnaval, o efetivo destacado para operações nos principais festejos do Estado estará executando um complexo de ações, seja com equipes a pé, motorizadas, a cavalo ou de bicicleta. "No período pré-carnavalesco, isso deu resultado. Não tivemos nenhum registro negativo, apenas os corriqueiros, dentro do contexto esperado. Estamos no controle, trabalhando de forma articulada”, garantiu.

Ainda segundo o coronel, a operação policial está dando ênfase aos locais onde se realizam carnavais maiores, como nos municípios de Lucena, Conde, Cajazeiras, São Gonçalo, Catolé do Rocha, Coremas e Boqueirão. "Mas estabelecemos flexibilização de efetivos, para acompanhar a mancha criminal, seguindo estatísticas de orientação de nosso setor de Inteligência”.

Outros setores – Rômulo Gouveia revelou ainda que a rede hospitalar também está empenhada em ações preventivas para o Carnaval, inclusive contando com reforço de equipes, como ortopedistas e cirurgiões. "O Detran-PB também tem trabalhado em nossas estradas e rodovias, tentando coibir, sobretudo, a presença de condutores alcoolizados. Já o Corpo de Bombeiros tem monitorado as festas que acontecem em ambientes com água, como no litoral, e nas cidades de Coremas e Boqueirão”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário