terça-feira, 8 de maio de 2012

SFA/PB suspende venda 16 toneladas de feijão e bloqueia outras 31 toneladas de arroz em supermercado da capital‏

Durante fiscalização realizada na manhã de sexta (07), pelos Fiscais Federais Agropecuários do Serviço de Inspeção e Sanidade Vegetal da Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba (SFA-PB),  suspenderam a venda de 16 toneladas de feijão que seriam comercializados em um supermercado de João Pessoa e bloquearam a comercialização de  31 toneladas de arroz.
O feijão foi submetido a análise feita no laboratório da SFA-PB e após o resultado laboratorial , o Fiscal Federal Agropecuário, Raimundo Luiz, constatou que o feijão era do Tipo 2, mas na embalagem constava que seria do Tipo 1. O supermercado e o produtor foram notificados, a empresa embaladora não acatou o resultado e solicitou a pericia de contraprova, a pericia que foi realizada e comprovada a irregularidade, com isso a empresa recebe um Auto de Infração e é penalizada com uma Multa de acordo com a legislação em vigor.
De acordo com o fiscal Raimundo Luiz, esse trabalho é feito para evitar que o consumidor seja lesado ao comprar um produto por acreditar nas especificações que estão na embalagem e levar outro: “Nosso trabalho não é destinado a prejudicar a empresa produtora, embalador e comerciantes, mas é em favor do consumidor”, garantiu.
Após constatação da irregularidade  o produto (feijão) foi descaracterizado, ou seja, todas as embalagens do produto que estavam no depósito do supermercado foram violadas para impedir a comercialização. Durante a mesma visita, o fiscal observou uma possível irregularidade em 31 toneladas de arroz de outro produtor e bloqueou a comercialização do produto. O FFA Raimundo Luiz coletou amostra do arroz para análise e até que seja concluído o diagnóstico o supermercado está impedido de vender o produto.
As frutas e vegetais que são comercializados na Paraíba também passam por fiscalização e são submetidas á análise laboratorial atendendo ao Plano Nacional de Controle de Resíduo Contaminante em Produtos de Origem vegetal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário