terça-feira, 22 de maio de 2012

ALPB recebe cientista para falar sobre previsões climáticas

A Assembleia Legislativa da Paraíba, por iniciativa da Frente Parlamentar da Seca, realizará na tarde desta terça-feira 22/05, a partir das 15h, um amplo debate sobre as previsões climáticas para a década 2012/2022, tema a ser explanado pelo renomado cientista Luiz Carlos Baldicero Molion. O evento será aberto pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), e contará também com a participação de técnicos da AESA e das Universidades da Paraíba.

O deputado Francisco Quintans (DEM), presidente da Frente Parlamentar, informou que a sessão especial é um de uma série de eventos promovidos pelo Poder Legislativo voltados que visam minimizar os efeitos da seca que atinge a Paraíba. “A Assembleia Legislativa não está parada ante esta seca, que é uma das maiores já vivida pelo Estado”, declarou.

Francisco Quintas disse também que o debate com o professor Molion tem caráter preventivo e será de grande importância, vez que dará condições aos agricultores e aos governos de projetar ações, a partir de um planejamento, com base em previsões. “Hoje já contamos com previsões climáticas precisas para longo prazo, o que dá subsidio aos governos no sentido de melhor planejar suas ações para enfrentar os futuros períodos de seca”, comentou.

O parlamentar revelou que o professor Luiz Carlos Baldicero Molion é bacharel em Física pela USP e doutor em Meteorologia – e Proteção Ambiental, como campo secundário – pela Universidade de Wisconsin, Estados Unidos. Concluiu seu pós-doutorado no Instituto de Hidrologia, em Wallingford, Inglaterra, em 1982, na área de Hidrologia de Florestas. É associado do Wissenschaftskolleg zu Berlin (Instituto de Estudos Avançados de Berlim), Alemanha, onde trabalhou como pesquisador visitante de 1989 a 1990.

O professor Molion tem mais de 30 artigos publicados em revistas e livros estrangeiros e mais de 80 artigos em revistas nacionais e congressos, em particular sobre impactos do desmatamento da Amazônia no clima; climatologia e hidrologia da Amazônia; causas e previsibilidade das secas do Nordeste; mudanças climáticas globais e regionais; camada de ozônio e fontes de energias renováveis. Foi cientista-chefe nacional de dois experimentos com a NASA sobre a Amazônia.

Aposentou-se do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), onde foi diretor de Ciências Espaciais e Atmosféricas, como Pesquisador Titular III. Entre 1990 e 1992, foi presidente da Fundação para Estudos Avançados no Trópico Úmido (UNITROP), Governo do Estado do Amazonas, em Manaus, onde desenvolveu pesquisas sobre desenvolvimento sustentado, em particular o biodiesel, combustível renovável feito de óleos de palmáceas nativas.

Atualmente, encontra-se na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, como professor associado e diretor de seu Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT). Também desenvolve pesquisas nas áreas de dinâmica de clima, desenvolvimento regional, energias renováveis e dessalinização de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário