terça-feira, 8 de maio de 2012

Frente realiza Audiência Pública nesta terça

A Audiência Pública, que será realizada pela Frente Parlamentar da Seca, nesta terça-feira (08.05), na Assembleia Legislativa da Paraíba, terá como proposta discutir temas vinculados ao setor produtivo do Estado. A reunião terá como foco principal o Programa Leite da Paraíba, o Programa de Manutenção de Rebanhos e o Crédito Rural. A propositura é do deputado, ex-secretário do Estado, Francisco de Assis Quintans (PSDB).

A Sessão Especial que discutirá os Programas do setor primário vai criar uma proposta ao governo estadual e federal, através de um relatório que será entregue a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campelo, que estará visitando a Paraíba no próximo dia 11.

Atualmente, o Programa Leite da Paraíba vive a realidade do desabastecimento, onde já deixaram de ser entregues diariamente em torno de 30 mil litros de leite às famílias em situação de insegurança alimentar. De acordo com Quintans, os constantes atrasos e a pequena cota de leite oferecida pelo Programa têm feito com que aconteça o desestímulo e o abandono das atividades pelos produtores.

Também serão discutidas as preocupações sobre a consolidação de uma seca severa, prevista para este ano, além da dizimação da palma forrageira, que é a principal reserva estratégica de alimentos para o semiárido. Além disso, há pretensões de analisar uma forma de preservação da riqueza genética adquirida através das pesquisas realizadas durante o período de estiagem, e discutir a criação de uma Linha de Financiamento específica para os produtores de leite que residem no semiárido.
A FAC, SEDAP, EMATER, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, FETAG, FAEPA e Sindicato do Leite foram alguns dos órgãos convidados para participar da sessão.

Site: ALPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário