segunda-feira, 21 de maio de 2012

Alunos de 33 escolas estaduais serão avaliados pelo Pisa‏

Os alunos de 33 escolas da rede estadual participarão de 21 a 31 de maio do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), do Ministério da Educação, desenvolvido pelos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nesta sexta-feira (18) aconteceu o treinamento dos 33 aplicadores e 33 coordenadores das escolas que participarão da avaliação, na Sala de Leitura da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em João Pessoa.

Esta é a quinta edição do Pisa, que acontece no período de três em três anos. Participarão da avaliação estudantes de 15 anos de idade, ou seja, alunos nascidos entre janeiro a dezembro de 1996. “Esta pesquisa pretende descobrir o que os alunos dessa faixa etária aprenderam na escola como também avaliar se esses alunos estão preparados para enfrentar a vida adulta”, explicou gerente do Programa de Avaliação da SEE, Iara Lima.


De acordo com Iara Lima, o Pisa é uma avaliação diferenciada, pois enquanto as outras avaliações enfocam a aprendizagem de conteúdo dos anos/séries, o Pisa coloca seu foco na aprendizagem de habilidades e competências em leitura, matemática e ciências, correspondente ao número de anos que o aluno frequentou a escola.

As 33 escolas selecionadas para participar do Pisa estão contempladas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), sendo 35 alunos em cada escola. “O objetivo principal dessas avaliações é identificar as falhas do sistema educacional para que sejam construídas políticas públicas de educação para melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, destacou Iara Lima.

Os alunos farão um teste objetivo com foco em leitura, matemática e ciências. A cada edição o programa enfoca uma dessas áreas de conhecimento. Este ano o enfoque será na área de matemática. Nesta edição, pela primeira vez acontecerão avaliações eletrônicas. “Os alunos realizarão a avaliação em computadores em seis das 33 escolas participantes”, informou a gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário