quinta-feira, 31 de maio de 2012

Novo Terminal de Integração do Bessa oferece conforto e segurança aos moradores

O novo Terminal de Integração do Bessa foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (31) pelo prefeito da capital, Luciano Agra, e pelos donos das empresas concessionárias dos transportes coletivos, numa solenidade bastante prestigiada pela população. Na ocasião, Agra ressaltou a importância do serviço que vai beneficiar usuários de ônibus do Bessa e de Cabedelo.

"É uma plataforma de espera, de acomodação, e isso vai trazer uma grande melhoria no que diz respeito ao conforto dos passageiros e a eficiência do sistema como um todo, que passa a ter um terminal de integração metropolitano, envolvendo as linhas de ônibus de Cabedelo”, afirmou o prefeito.

Agra falou ainda sobre os projetos para a mobilidade urbana da cidade e as intervenções que beneficiam a população, onde muitas foram realizadas dentro da política de parcerias público/privado. O prefeito enfatizou a qualidade dos serviços de transporte público e afirmou que isso só está sendo possível devido à parceria com as empresas concessionárias. “Hoje podemos dizer que temos um sistema de transporte de qualidade”, afirmou, lembrando que apesar de muito bom, o transporte público ainda sofre por não ter prioridade nas vias. Para minimizar esse problema, o prefeito enfatizou as intervenções que serão realizadas com o PAC da Mobilidade, que vão priorizar os ônibus, nos principais corredores da cidade, com faixas exclusivas.

Serviço melhor -A rotina da dona de casa, Maria do Carmo Silveira, de 40 anos, vai mudar. Ela passou a contar com o serviço do Terminal de Integração do Bessa e acredita que agora sua vida vai melhorar muito. "Antes esperava o ônibus em um local inseguro e sem conforto. Agora vai ficar muito melhor", comentou, ao entrar nas dependências do equipamento público que conta com espaço para embarque e desembarque numa ampla sala de espera coberta, bancos de madeira, bebedouro, banheiros masculino e feminino, acesso para pessoas com deficiência física, lanchonete e guichês, além de uma sala para reuniões e treinamentos.

Além de dar mais conforto e segurança à dona Maria do Carmo, o Terminal também vai melhorar a oferta de serviço para os usuários que moram no Poço e de Intermares, em Cabedelo. Eles serão beneficiados com um maior número de viagens em um curto espaço de tempo.

As linhas 5103 - Poço e 5104 - Jacaré/Intermares, de Cabedelo, que já fazem a integração tarifária temporal (o usuário não paga a segunda passagem quando integra no sistema de transporte de João Pessoa) com as linhas 601-Bessa, 603-Bessa e 513-Tambaú/Bessa de João Pessoa, vão passar a fazer também a integração física, com a entrega do novo terminal. Ou seja, as linhas de Cabedelo chegam ao terminal, deixam os usuários e voltam o seu local de origem, sem ter que ir ao Terminal de Integração do Varadouro.

Trânsito -Com essa intervenção, as duas linhas intermunicipais deixarão de circular pela Avenida Epitácio Pessoa e área Central. “O objetivo é diminuir o fluxo de ônibus circulando na Epitácio Pessoa, por onde passam essas linhas, e aumentar a frequência da oferta de serviço para quem mora em Cabedelo”, disse o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade.

Ele explicou que essa operação só vai começar após um acompanhamento feito pela fiscalização de transportes da Semob sobre o impacto que essa mudança pode provoca nas linhas do sistema da Capital. Será observada a demanda de usuários das linhas 5103 e 5104 com destino ao Centro de João Pessoa, tendo como objetivo verificar a necessidade de redimensionamento das linhas 601, 603 e 513 para melhor atender aos usuários do sistema de transporte público. As linhas 601, 603 e 513 operam, respectivamente, com  8, 6 e 7 veículos cada uma.

Serviço -O novo terminal fica localizado na rua Washington Luis, em frente ao mercado público do Bessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário