sexta-feira, 4 de maio de 2012

ALPB lembra participação do Brasil na II Guerra Mundial

A vitória do Brasil e aliados na II Guerra Mundial, no dia 8 de maio de 1945, foi lembrada na manhã desta sexta-feira (04.05) pelo Poder Legislativo da Paraíba, que realizou sessão especial em homenagem aos ex-combatentes paraibanos, integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A sessão contou com a participação do tenente Genival de Oliveira (89 anos), um dos poucos veteranos da FEB que lutou na Itália.

A bravura dos “pracinhas” brasileiros e a luta pelo restabelecimento da paz foi o tema abordado pelo deputado João Gonçalves (PSDB), autor da propositura. Em seu discurso de saudação aos “pracinhas, o deputado lembrou a participação dos soldados brasileiros que integraram a Força Expedicionária Brasileira. “O Dia da Vitória precisa continuar vivo na memória do povo brasileiro”, ressaltou o deputado.

João Gonçalves ressaltou que atualmente o número de ex-combatentes está reduzido, fato que exige do povo brasileiro a consciência de manter viva a participação do Brasil na II Guerra, defendendo a Paz. “Enquanto eu for parlamentar nesta Casa, ao dia oito de março será comemorado na Assembleia Legislativa da Paraíba”, garantiu.
 
O dia 8 de Maio, que marca o final da Segunda Guerra Mundial, é uma data especial para o Brasil e precisa ser propagada, para que os jovens tenham consciência de que o Brasil participou da II Guerra Mundial, segundo declarou o José de Arimatéia, membro da Escola Superior de Guerra (ESG), que na oportunidade proferiu palestra sobre a participação do país no segundo conflito mundial.
 
O veterano Milton Lima Nogueira falou em nome dos ex-combatentes, ocasião que informou que o Brasil participou da II Guerra no período de 1942 a 1945, quando era então presidente da República o senhor Getúlio Vargas, que convocou 200 mil brasileiros para a Força Expedicionária Brasileira. “Vinte e cinco mil soldados embarcaram para a Itália, 15 mil entraram em ação nos campos de batalha e, os que no Brasil permaneceram, cumpriram a missão de defender a pátria”, revelou.
 
Milton Nogueira finalizou seu discurso com as seguintes palavras: “Agradeço a Assembleia Legislativa por esta magnífica homenagem. Os ex-combatentes estão em número reduzido. Peço permissão para estender esta homenagem aos ex-combatentes falecidos, na esperança de que, ao partir o último ex-combatente, fique gravado no coração e na memória do povo brasileiro de que o Brasil participou da segunda guerra mundial, combatendo o Nazismo”.

Codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário