terça-feira, 22 de maio de 2012

“Paraíba Unida pela Paz” leva ações de polícia e cidadania às comunidades de João Pessoa

Ações de cidadania voltadas para a aproximação entre polícia e comunidade e à integração de todos os setores sociais na promoção da paz são o foco do movimento Paraíba Unida pela Paz, que será realizado nesta sexta-feira (25), no bairro de Mandacaru. A mobilização, promovida pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), dá continuidade a ideia de união entre órgãos de segurança e sociedade, fomentada desde julho do ano passado, quando foi realizado o fórum com o tema.

No bairro de Mandacaru, o Paraiba Unida pela Paz vai se concentrar na Avenida Celerina Paiva, em frente à Escola Estadual Monsenhor Odilon Coutinho, com a presença de efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros e a disponibilização de diversos serviços como identificação civil (RG), registro de ocorrências, informações sobre o Disque Denúncia – 197 e delegacias especializadas, apresentação de projetos da PM e dos bombeiros e Ouvidoria, entre outros.
Já o Departamento de Trânsito (Detran) vai disponibilizar stand para inscrições no programa Habilitação Social, que oferece carteira de motorista gratuita para população de baixa renda.

A comunidade também vai poder realizar consultas médicas, com verificação de pressão arterial, glicemia, vacinação infantil, orientação odontológica, se inscrever em cadastro para emprego, fazer Carteira de Trabalho. O evento, realizado em parceria com secretarias de Estado, Município e outros órgãos públicos, terá ainda apresentações culturais.

Paraíba Unida pela Paz – O movimento, símbolo do atual modelo de gestão em segurança pública adotado no Estado, foi iniciado em julho de 2011, com o Fórum Paraíba Unida pela Paz. Na oportunidade, foi criado o Conselho de Segurança Pública do Estado e iniciada Campanha do Desarmamento na Paraíba.

Também foram promovidas palestras e discussões, entre a sociedade civil organizada, profissionais de mídia e órgãos de segurança pública, a fim de traçar as metas para a prevenção ao crime da Paraíba. “Este é um trabalho focado em resultados, que aposta na integração das polícias e na participação de toda a sociedade no processo de construção da paz social”, destaca o secretário de estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima.

Nós entendemos que segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos, por isso, convocamos toda a população a fazer parte dessa mobilização, aderindo a essa idéia em prol de uma Paraíba mais segura”, convidou ainda o gestor da pasta. Segundo ele, a ação deve acontecer nas demais comunidades de João Pessoa, sendo ainda levada paras as principais cidades do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário