sexta-feira, 25 de maio de 2012

Campanha de Vacinação contra Influenza é prorrogado até a próxima semana

Para alcançar a meta de imunizar 80 mil pessoas, o Ministério da Saúde ampliou o prazo de vacinação contra influenza até dia 1º de junho. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá desenvolver ações para atingir público alvo ainda não imunizado.

A campanha, que começou no dia 5 de maio, teve seu prazo prorrogado pelo Ministério da Saúde em todo o país. Até agora foram imunizadas 49.628 pessoas, segundo o Sistema de informação do Programa Nacional de Imunização, e a meta proposta pelo Ministério é de 80 mil pessoas vacinadas.

Chiara Dantas, responsável técnica pela seção de imunização da SMS, fala da importância da vacinação contra a gripe influenza para as crianças de 6 meses a menos de 2 anos, adultos acima de 60 anos e gestantes . “Nosso objetivo é reduzir a morbimortalidade relacionada às infecções respiratórias nos grupos prioritários, que são mais frágeis. A vacina é segura e os efeitos, quando acontecem, são leves”, destaca Chiara.


Ainda segundo a responsável técnica da imunização, 1.200 profissionais estão trabalhando na campanha. “Todas as 180 Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital estão participando da campanha e também temos montado postos em pontos estratégicos da cidade. Esperamos que quem ainda não se vacinou aproveite essa oportunidade”, destaca Chiara.

Lembrando que as crianças de 6 meses a 2 anos receberão duas doses, uma no período de vacinação e outra 30 dias após a primeira dose. Já os adultos receberão duas doses em uma única aplicação. As pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa a ovo e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina, não podem ser imunizadas. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também não devem receber doses subseqüentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário