segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TV Assembleia passa a transmitir com tradução simultânea em Libras



A TV Assembleia, do Poder Legislativo da Paraíba, agora está chegando ao alcance de um público especial, estimado em 150 mil pessoas no Estado, portadores de necessidades especiais – especificamente os surdos. Esse avanço na comunicação foi possível graças a determinação da atual Mesa Diretora da Casa que, desde a semana passada, implantou na   transmissão  das sessões ordinárias, feita pela TV ALPB, a tradução simultânea em Libras.  
O diretor da TV Assembleia, jornalista Gilson Souto Maior, disse que a transmissão em Libras representa um avanço muito importante na comunicação do Poder Legislativo do Estado, principalmente porque contempla pessoas que não tinham condições de acompanhar as sessões do Poder Legislativo por serem portadoras de necessidades especiais, no caso, a deficiência auditiva. “Agora, com a transmissão também em libras, esse pessoal vai poder ficar sabendo o que está passando aqui, na Casa de Epitácio Pessoa”, declarou Gilson Souto Maior.
A tradutora de Libras, Alda Leabe, informou que a transmissão, concretizada por determinação do presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo, é “fruto” de uma luta iniciada há cinco anos. “Há cinco anos, procuramos o Poder Legislativo para implantar esse serviço. Depois, contamos com o apoio do então deputado Nivaldo Manoel, que levou o nosso pleito ao presidente Ricardo Marcelo. O presidente, vale ressaltar, determinou a implantação do serviço o mais rápido possível”, acrescentou.
Alda Leabe disse que a tradução em Libras permite acessibilidade as pessoas surdas. “Com a tradução em sinais de Libras, o trabalho produzido aqui, nesta casa legislativa, será acompanhado pelas pessoas com deficiência auditivas, mais conhecidas como surdas”,declarou.  
A tradutora ressaltou a língua de sinais é oficializada e é a segunda língua do país, ficando atrás apenas do nosso idioma oficial, o Português. “Em João Pessoa, existem vinte mil pessoas surdas. Na Paraíba, esse número alcança a casa de 150 mil, segundo dados do IBGE”, revelou Alda Leabe. A tradução em libras conta também com a tradutora Josineide Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário